Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015 - PeNSE

31.01.16


Ministério da Saúde, IBGE e Ministério do Planejamento, Organização e Gestão

Esta publicação apresenta comentários analíticos sobre os resultados da terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE, realizada, em 2015, a partir de convênio celebrado entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e o Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério da Educação. A PeNSE fornece informações para o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis, do Ministério da Saúde, com dados atualizados sobre a distribuição desses fatores no público-alvo.

Importantes inovações foram introduzidas nesta edição da PeNSE. Uma das mais significativas é a disponibilização de dados oriundos de dois planos amostrais distintos, que contemplam, respectivamente, escolares frequentando o 9o ano do ensino fundamental, e escolares de 13 a 17 anos de idade frequentando as etapas do 6o ao 9o ano do ensino fundamental (antigas 5a a 8a séries) e da 1a a 3a série do ensino médio, no ano de referência da pesquisa.

A primeira amostra, tradicional da PeNSE, permite a comparação temporal entre os Municípios das Capitais e o Distrito Federal nas três edições da pesquisa. Além disso, a ampliação da representatividade da amostra, possibilitando a desagregação das informações por Unidades da Federação, oferece aos gestores de políticas públicas e à população em geral dados mais próximos da realidade local sobre a situação de saúde dos escolares. A segunda amostra possibilita, entre outros aspectos, melhor identificação e acompanhamento de fatores relacionados ao desenvolvimento físico-biológico e ao tempo de exposição às condições de risco para o grupo etário considerado.

Além disso, permite maior comparabilidade com indicadores internacionais, em especial aqueles provenientes da Global School-based Student Health Survey - GSHS, desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde - OMS (World Health Organization - WHO).

Esta publicação apresenta Notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa, Análise dos resultados, ilustrada com tabelas e gráficos, contemplando as duas amostras investigadas, bem como um Glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda o plano tabular completo da PeNSE.

Finalmente, cabe ressaltar a importante colaboração do Ministério da Educação, tanto na disponibilização dos dados do Censo Escolar 2013, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, para seleção da amostra, quanto na sensibilização das escolas para participação na PeNSE, ao divulgar a realização da pesquisa para as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Faça o download do documento aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE