Presidente uruguaio é nomeado herói da saúde pública da ONU por combate ao tabagismo

24.09.18


Portal da ONU

O presidente do Uruguai Tabaré Vázquez foi nomeado nesta segunda-feira (24) Herói da Saúde Pública das Américas, título concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para reconhecer as políticas pioneiras do chefe de Estado envolvendo o combate ao tabagismo. Dirigente travou queda de braço com a gigante da indústria do cigarro Philip Morris, que questionou em organismos internacionais o uso de advertências gráficas em embalagens do produto.

Médico com especialização em oncologia e radioterapia, Vázquez ocupou pela primeira vez a presidência do Uruguai em 2005, ficando no cargo até 2010. Em 2015, disputou e ganhou um segundo mandato.

Sob sua liderança, o Uruguai se tornou em 2006 o primeiro país das Américas a proibir o fumo em lugares públicos fechados e nos locais de trabalho. Nove meses após o anúncio do decreto que instituía a restrição, uma pesquisa de opinião revelou que 80% dos uruguaios eram a favor da medida, incluindo dois em cada três fumantes.

Em 2010, após a adoção de estratégias de controle para modificar rótulos e embalagens de cigarro, Vázquez viu a empresa Philip Morris questionar o país junto ao Centro Internacional de Resolução de Disputas relativas a Investimentos, do Banco Mundial. A companhia alegava que as políticas uruguaias violavam um tratado bilateral. Em julho de 2016, um tribunal de arbitragem deferiu decisão favorável ao Estado uruguaio, reconhecendo o direito e a obrigação da nação em proteger a saúde de sua população, com inciativas em acordo com a Convenção-Marco da OMS para o Controle do Tabaco.

Segundo a OPAS, as medidas implementadas por Vázquez contribuíram para a diminuição contínua do consumo de cigarros entre cidadãos uruguaios com mais de 15 anos de idade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a nação sul-americana está num bom caminho para cumprir o objetivo de reduzir em 30% o tabagismo até 2025.

O caso Uruguai-Philip Morris virou um marco que incentivou outros países a implementar esforços similares de controle do tabaco.

“É uma honra para nós conceder essa distinção especial a alguém que, além de sua vocação como médico, foi um defensor consumado da saúde pública em sua posição única e privilegiada dentro do cenário político”, afirmou a chefe da OPAS, Carissa Etienne, durante a entrega do título, em Washington, na sede do organismo regional.

Para a dirigente, as conquistas de Vázquez “refletem um compromisso profundo e pessoal para melhorar a vida, a saúde e o bem-estar não apenas dos uruguaios, como também de tantos outros (indivíduos) na região das Américas e no resto do mundo”.

Em pronunciamento durante a cerimônia, o presidente uruguaio disse que “para enfrentar e reverter a crescente morbilidade e mortalidade do câncer e outras doenças não transmissíveis, é imprescindível adotar decisões políticas e implementar estratégias sistêmicas para combater a pobreza, gerar inclusão social, promover educação, impulsionar hábitos de vida saudáveis e fortalecer sistemas de saúde integrados”.

“Isso não se conquista somente nos laboratórios, consultórios, decisões de governo ou instâncias parlamentares. Esses âmbitos são importantes, claro. Mas se a sociedade em seu conjunto não sente que essas políticas são suas e não se envolve nelas, seus resultados talvez não sejam os piores, mas tampouco serão os melhores possíveis”, completou o chefe de Estado.

 

Doenças não transmissíveis

A OPAS também lembrou o empenho de Vázquez na luta contra as doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares. O presidente aprovou recentemente uma série de medidas para garantir embalagens neutras nos produtos de tabaco e também para incorporar rótulos frontais de advertência em alimentos com alto teor de açúcar, sal e gorduras.

Em outubro do ano passado, o líder uruguaio foi escolhido pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, para o cargo de copresidente da Comissão Mundial Independente de Alto Nível para Doenças não Transmissíveis.

Ao longo de sua carreira, Vázquez recebeu diferentes prêmios de organismos como a Fundação Mundial do Coração, a Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins e a Campanha para Crianças sem Tabaco. Em maio de 2018, foi condecorado com o Reconhecimento Especial do diretor-geral da OMS para o Dia Mundial Sem Tabaco — a única honraria do tipo que a agência concedeu nesse ano.

Entre os premiados anteriormente com o título Herói da Saúde Pública da OPAS, estão o ex-ministro da Saúde do Canadá, Marc Lalonde, por sua defesa da saúde moderna, e o epidemiólogo brasileiro Ciro de Quadros, que ganhou o título em 2014 por seu trabalho na eliminação da poliomielite na América Latina e no Caribe. Em 2015, foi a vez de María Isabel Rodríguez, ex-ministra da Saúde de El Salvador e promotora incansável da atenção primária e da saúde universal.

https://nacoesunidas.org/presidente-uruguaio-e-nomeado-heroi-da-saude-publica-da-onu-por-combate-ao-tabagismo/amp/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE