Protesto em defesa da alimentação saudável vai distribuir 15 mil refeições em todo o país

21.02.19


Meia Hora

Pratos serão preparados com produtos da agricultura familiar e agroecológica

Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feira
Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feira - 

A próxima quarta-feira (27) será marcada por protestos em defesa da alimentação saudável e contra a fome em todo o país. Chamado de Banquetaço, o movimento sem ligações partidárias vai distribuir 15 mil refeições preparadas em sua maior parte com produtos da agricultura familiar e agroecológica.

No Rio, o evento acontecerá no Largo da Carioca, no Centro, das 11h às 16h. A programação carioca terá rodas de conversa, produção de cartazes e tenda da rotulagem, em parceria com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Já em São Paulo a iniciativa será na Praça da República, no Centro, das 12h às 15h.

O evento pedirá a manutenção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), extinto pelo atual governo: “O Banquetaço valoriza a importância da participação social, democratizando o acesso à comida de verdade. É um banquete solidário, que pretende alertar para a fome, o excesso de agrotóxicos e outras substâncias nocivas”, diz Glenn Makuta, representante da Associação Slow Food Brasil e um dos organizadores do evento.

Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feira - Picasa

 

Criado em 1994, durante o governo Itamar Franco e desativado em 1995, o Consea voltou a existir em 2003, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O conselho atuava como um órgão de assessoramento imediato à Presidência da República e integrava o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Era um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade, composto por dois terços de representantes da sociedade civil e um terço de representantes governamentais.

Entre suas atribuições estava a participação na formulação, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas voltadas para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Brasil terá Banquetaço em várias cidades na quarta-feira - Divulgação

https://meiahora.ig.com.br/geral/2019/02/5621406-protesto-em-defesa-da-alimentacao-saudavel-vai-distribuir-15-mil-refeicoes-em-todo-o-pais.html

 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE