Quais os impactos dos alimentos industrializados no organismo dos jovens?

07.01.19


Gazeta Esportiva

Os adolescentes estão consumindo cada vez mais produtos industrializados, segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, no Estado de São Paulo, em outubro de 2018. O estudo foi feito com os jovens acompanhados pela atenção básica do SUS do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN e chamou a atenção para a má alimentação dos adolescentes.

Seis a cada 10 jovens comem mal, ingerem muitos industrializados, embutidos e doces. Uma média de 60% dos adolescentes consomem industrializados regularmente, como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoito salgado, 46% consomem hambúrguer e/ou embutidos e 43% comem biscoitos recheados, doces ou guloseimas.

Esse hábito alimentar pode ser prático, mas não é nada nutritivo e pode custar caro no futuro. As pessoas que não se alimentam adequadamente tendem a sofrer os efeitos da má alimentação em cerca de cinco anos, é o que afirma a médica especialista em longevidade e que atua com medicina funcional, Dra Cintia Rios.

Como alerta para a situação, a médica listou quais são os impactos que os alimentos industrializados causam no organismo, falou sobre a importância de uma boa alimentação e deu dicas de como melhorar a rotina alimentar.

Impactos da má alimentação no organismo

O consumo de alimentos industrializados traz uma sobra de energia calórica e pouca nutrição ao organismo. Consumir vários desses alimentos potencializa os efeitos ao corpo provocando inflamação e obesidade. O refrigerante é um dos grandes vilões, uma lata da bebida por dia, ao longo de doze meses, resultaria em oito quilos a mais na balança, considerando apenas o consumo de refrigerantes entre os industrializados.

Assustador né? A má alimentação também pode causar outras danos à saúde dos jovens, como deficiência de concentração, de aprendizado e de memória. A insuficiência de nutrientes pode provocar, ainda, alterações neurológicas na adolescência, acarretando doenças como: hipertensão, diabetes, alterações articulares e comportamentais.

Alimentos industrializados

O produto que tem rótulo não é um alimento, é um gênero alimentício que, de alguma forma, foi industrializado, contendo conservantes e espessantes, combinação que resulta em falta de nutrientes e que inflama e adoece o organismo.

Os jovens precisam se alimentar bem, ingerir alimentos que possuem nutrientes e que farão bem lá na frente, no futuro. Existe o que chamamos de tripé da longevidade e que, na adolescência, tem que ser consolidado: comer saudável, fazer atividade física e dormir bem. Nosso corpo é como se fosse um carro, quando abastecemos com o combustível de boa qualidade o rendimento do motor é ótimo, mas quando ele é abastecido com um combustível ruim ele começa a dar sinais de problema.

O importante é a caloria ou o tipo do alimento?

Quando falamos em alimentação saudável, pensamos em calorias e surge a dúvida: consumir 160 calorias de castanha é a mesma coisa que consumir 160 calorias de refrigerante? Claro que não! A caloria pode ser a mesma, o que muda é a forma como o organismo vai absorver essa energia. Para fazer uma comparação, não devemos levar em consideração o valor calórico e sim a qualidade do alimento.

A castanha vem com micro nutrientes, gordura boa e faz com que seja digerida e quebrada em moléculas menores para a ingestão. O refrigerante é puro açúcar, um agente inflamatório que atua como se fosse o ferrugem que sobra, deixando tudo ruim e pesado.

Consuma mais alimentos saudáveis e naturais

Prefira consumir frutas, legumes, verduras e sucos naturais. Evite os industrializados! A maçã, por exemplo, exige a mastigação e digestão, para a distribuição dos nutrientes dentro do organismo. Em caso de optar por sucos, dê preferência aos naturais e sem adição de açúcar. Os sucos de caixinha não são recomendados, eles passam por diversos processos de industrialização e adição de açúcar, o que resulta na perda de fibras e vitaminas.

Como escolher os alimentos saudáveis?

Os adolescentes, de um modo geral, devem fazer melhores escolhas, abusar dos alimentos frescos e optar, sempre, por fazer refeições mais saudáveis e coloridas.

A dica é manter uma rotina diária saudável e evitar ao máximo produtos industrializados. No café da manhã é importante tomar um suco feito em casa, dê preferência ao de limão; consumir ovo e queijo amarelo. O queridinho da refeição, o pão, deve ser ingerido com moderação. No almoço, procure colorir o prato, coma saladas das mais diversas cores, os vegetais mais escuros possuem mais nutrientes; dê preferência por comer arroz, feijão e uma carne.

Ao invés de tomar suco, coma uma fruta. A noite, na hora do jantar, a dica é comer menos que no almoço, é possível comer a mesma refeição do almoço, só que em menor quantidade ou seguir o que foi ingerido no café da manhã. E, claro, lembrar sempre de ingerir muita água nos intervalos das refeições.

https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/alimentacao/quais-os-impactos-dos-alimentos-industrializados-no-organismo-dos-jovens/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE