Redirecionar despesas da saúde para serviços sociais melhora a saúde da população

22.01.18


O Globo

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Calgary, em Alberta, no Canadá, comprova a máxima de que o melhor remédio é a prevenção. Analisando dados de nove das dez províncias canadenses ao longo de 31 anos, os cientistas perceberam que o aumento nos gastos nos sistemas de saúde são menos eficientes que o investimento em serviços sociais na mesma proporção.

— Gastar mais em serviços de saúde deveria promover a melhoria da saúde da população, mas nosso estudo sugere que este não é o caso e que investimentos sociais podem ser usados para melhorar a saúde de todos — comentou Daniel Dutton, professor de Políticas Públicas em Calgary. — Em relação ao orçamento da saúde, nós investimos poucos em serviços sociais por habitante, então a redistribuição do dinheiro do sistema de saúde para os serviços sociais é uma pequena mudança orçamentária.

Por causa do envelhecimento da população, os investimentos em saúde estão aumentando rapidamente em países desenvolvidos, como o Canadá, e governos procuram formas de conter esse aumento, mas mantendo a população saudável. Para os pesquisadores, a melhor saída é tratar determinantes sociais para as doenças, como renda, educação e ambientes de moradia.

Nas nove províncias analisadas entre 1981 e 2011, o estudo mostrou que os gastos per capita em serviços sociais eram de C$ 930, contra C$ 2.900 dos investimentos em serviços de saúde. Durante o período avaliado, o custo per capita cresceu em dez vezes mais que o aumento dos gastos em serviços sociais. Mas cruzando os dados com as taxas de mortalidade, mortalidade infantil e expectativa de vida mostram a melhoria da saúde da população está mais relacionada à melhoria nos serviços sociais.

— Se os governos gastarem um centavo a mais a cada dólar investido em saúde pelo rearranjo das duas pastas, a expectativa de vida teria um acréscimo de 5% e a mortalidade teria um decréscimo de 3% em um ano — projetou Dutton. — Se as despesas sociais lidam com os determinantes sociais da saúde, então é uma forma de gasto com saúde preventiva e altera a distribição do risco para toda a população em vez de tratar apenas aqueles com doenças. Redirecionar recursos para os serviços sociais, isto é, reorganizar o pagamento sem aumentar as despesas, é uma maneira eficiente de melhorar os resultados em saúde.

Para Paul Kershaw, da Escola de Saúde Pública da Universidade da Columbia Britânica, em Vancouver, a descoberta dos colegas de Calgary mostra que o aumento das despesas com os serviços de saúde está “associada com oportunidades perdidas de melhorar a expectativa de vida e prevenir mortes em comparação com uma distribuição mais uniforme entre investimentos médicos e sociais”.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE