Reino Unido aprova aumento de tributação sobre bebidas açucaradas

09.04.18


ACT com agências internacionais de notícia

Na sexta-feira passada (6/4/2018), mais um governo se posicionou favorável à proteção da saúde de sua população. O Reino Unido aprovou um aumento na tributação sobre bebidas açucaradas de acordo com a quantidade de açúcar que contêm. Bebidas contendo entre 5 e 8 gramas de açúcar em cada 100ml serão tributadas em 18% por cada litro. Para as bebidas com mais de 8 gramas/100ml, o valor será ainda maior, 24% por litro.

Com essa medida, é esperado arrecadar 240 milhões de libras esterlinas ao ano, o que equivale a mais de 1 bilhão de reais. A previsão era ainda maior: mais de 500 milhóes de libras esterlinas/ano. No entanto, alguns fabricantes já haviam reduzido o conteúdo de açúcares de adição em suas bebidas.

Na Inglaterra, a proposta é que a renda seja revertida para o café da manhã e esportes nas escolas. A medida serve para as bebidas que têm açúcar adicionado pela indústria de alimentos e, por isso, os sucos naturais estão de fora.

No Reino Unido, assim como no Brasil, a população consome grandes quantidades de açúcar. Lá é estimado que 1/4 do açúcar ingerido venha das bebidas açucaradas e crianças e adolescentes são os mais afetados. Na Inglaterra, a cada 10 minutos, uma criança remove um dente no hospital devido a cáries evitáveis, doença altamente associada com o consumo de açúcares.

Confira a matéria da BBC aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE