Relatório ITC Brasil 2017

17.01.18


Projeto Internacional de Avaliação das Políticas de Controle do Tabaco

Mais de 10 anos se passaram desde que o Brasil ratificou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da organização Mundial da Saúde (CQCT/OMS) em 3 de novembro de 2005. A CQCT obriga os governos a mplementarem políticas claramente descritas no Tratado e suas Diretrizes para combater a epidemia de tabaco. Estas políticas incluem a proibição de fumar em locais públicos, alertas para a população sobre os perigos do tabagismo e do fumo passivo, através de advertências sanitárias nos produtos de tabaco e campanhas de informação pública, estratégias de cessação para apoiar os fumantes a deixarem de fumar, proibir propaganda, promoção e patrocínio do tabaco e aumento dos impostos dos produtos de tabaco.

O Projeto Internacional de Avaliação da Política de Controle do Tabaco (Projeto ITC) foi lançado no Brasil em 2009 para avaliar o progresso do Brasil na implementação da CQCT. Entre 2009 e 2016-17, foram realizadas três ondas de pesquisa com uma coorte de 1.200 fumantes adultos e 600 não fumantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Baixe aqui o relatório completo.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE