MPT-PR promove audiência coletiva e lançamento de filme e livro para discutir danos sociais na produção de fumo no Brasil

16.10.19


MPT Paraná

(Curitiba, 15/10/2019) O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) sedia, nesta quinta-feira (17 de outubro), uma audiência coletiva e o lançamento do livro-reportagem e do filme-documentário Vidas Tragadas, que discutem os danos sociais da produção de fumo no Brasil. O evento acontece no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, às 14h.

Vidas Tragadas é resultado de um ano de investigação jornalística sobre as condições de trabalho dos agricultores familiares responsáveis pela produção de fumo no país, segundo maior produtor mundial de tabaco e fornecedor das principais empresas do setor, como British American Tobacco (BAT), Philip Morris International, China National Tobacco Corporation, Imperial Tobacco Group e Japan Tobacco International.

O cenário encontrado durante a produção na região Sul do país, que concentra quase toda a produção brasileira, foi o de agricultores familiares em jornadas extenuantes, expostos a agrotóxicos e contaminados por overdoses de nicotina. Médicos e cientistas associam o cultivo do fumo aos alarmantes índices de depressão e suicídios registrados em todos os polos produtivos.

O trabalho infantil também está presente. Adolescentes trabalham tanto para a própria família quanto para empreiteiros de mão de obra, em áreas de cultivo integradas às empresas.

Os autores da pesquisa percorreram 5 mil quilômetros entre os três estados do Sul do país. A pesquisa foi conduzida por jornalistas da Papel Social, organização especializada na identificação de violações de direitos humanos em cadeias produtivas. O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) e a Associação Paranaense de Vítimas Expostas ao Amianto e aos Agrotóxicos (Aprea) foram os apoiadores deste projeto.

Livro – Dividido em seis capítulos, o livro Vidas Tragadas traça um panorama sobre as condições de trabalho no setor, com relatos sobre a exploração e dependência econômica das famílias aos contratos de integração com as empresas, o trabalho infantil, os impactos ambientais e na saúde dos fumicultores e as estratégias das multinacionais para controlar as decisões de gestores municipais e influenciar organizações do terceiro setor.

Documentário – O filme, com duração de 27 minutos, traz entrevistas inéditas com famílias de agricultores, adolescentes em situação de trabalho infantil, pesquisadores, agentes de saúde e professores das regiões produtoras de fumo.

Assista aqui ao trailer: https://vimeo.com/354675997

SERVIÇO:
Audiência Coletiva e lançamento do filme-documentário e do livro-reportagem Vidas Tragadas
Local: Auditório da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região (Av. Vicente Machado, 84 - Centro, Curitiba)
Data: 17/10, às 14h.

Informações sobre o documentário e livro:
Telefone: 11. 931061230 (Marques Casara)
E-mail: contato@papelsocial.com.br

Assessoria de Comunicação – MPT/PR
Atendimento à imprensa
(41) 3304-9103 / 3304-9107 / 98848-7163
prt09.ascom@mpt.gov.br

http://prt9.mpt.mp.br/informe-se/noticias-do-mpt-pr/45-noticias-prt-curitiba/1287-mpt-pr-promove-audiencia-coletiva-e-lancamento-de-filme-e-livro-para-discutir-danos-sociais-na-producao-de-fumo-no-brasil




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE