Série de lives discute o livro “Nutricionismo: a ciência e a política do aconselhamento nutricional”

Dietas restritivas, medição de calorias, “produtos ricos em…..”. Quem nunca contou nutrientes para (tentar) saber se um alimento é ou não saudável? Mas, atenção: analisar nutrientes sem levar em consideração os padrões alimentares e os contextos sociais em que os alimentos estão inseridos pode ter consequências perigosas à saúde e ao meio ambiente. 

Esse é um dos motes do livro “Nutricionismo: a ciência e a política do aconselhamento nutricional”, do pesquisador e educador australiano Gyorgy Scrinis, cujo lançamento acontecerá segunda-feira dia 17 de maio, às 18h em uma live com participação do autor, a chef de cozinha e apresentadora Rita Lobo, e Paula Johns, diretora da ACT Promoção da Saúde. O evento online terá tradução simultânea e será transmitido no canal da ACT no Youtube, clique aqui para ativar um lembrete e não perder o lançamento. E aproveite para curtir nosso canal! 

Nutricionismo é um termo criado por Gyorgy Scrinis, que propõe um olhar crítico sobre o reducionismo nutricional nos dias atuais, analisando o histórico do uso de mensagens nutricionais na ciência da nutrição, no aconselhamento de dietas e nas práticas de marketing. Na obra, o autor apresenta uma diferente filosofia e teoria social da nutrição, questionando as abordagens redutoras dos nutrientes, dos alimentos e do corpo.  

Série de lives “Do nutricionismo à comida de verdade”, no Youtube

O lançamento do livro será a primeira live da série “Do Nutricionismo à comida de verdade”, que vai reunir pesquisadoras e professoras para debater a pertinência do livro no contexto brasileiro, e refletir sobre como a perspectiva de Scrinis pode ser abordada em cursos de nutrição. Uma dica: clique no link de cada um dos encontros online e ative o lembrete para não perder. 

No dia 19/05, às 19h haverá a segunda live, com o tema “Nutricionismo: o que significa e como se relaciona com o sistema alimentar”, com Inês Rugani, nutricionista, sanitarista, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Paula Johns, da ACT Promoção da Saúde, e moderação de Moriti Neto, jornalista do Joio e o Trigo. 

Em 10/06, também às 19h, o tema da live será “Como abordar o nutricionismo em sala de aula?” Com Denize Amorim, mestre em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e consultora da ACT Promoção da Saúde, Luciana Maldonado, professora do Departamento de Nutrição da UERJ, e moderação de Silvia Farias, do Núcleo de Alimentação e Nutrição em Políticas Públicas da UERJ.

E em 8/07, será “Nutricionismo e o desafio da formação do profissional da nutrição”, com Vanille Pessoa, professora na Universidade Federal de Campina Grande, Andrea Sugai, professora da Universidade Federal de Goiás e moderação de Camila Maranha, professora  adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF) e consultora da ACT Promoção da Saúde.

Deixe um comentário