Xô Coca: a estação de metrô Botafogo, no Rio de Janeiro, é nossa!

Xô Coca! Com esse mote, a equipe da ACT Promoção da Saúde fez um protesto no metrô Botafogo Coca-Cola, no Rio de Janeiro, contra a venda do nome da estação para a maior fabricante de bebidas açucaradas do mundo, cujo principal produto está associado a doenças como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças renais, osteoporose entre outras. A ação foi divulgada em um vídeo-protesto lançado nas redes sociais e Youtube, você já viu?

O filme mostra imagens de uma mobilização realizada em frente a uma das entradas da estação de metrô, no Rio de Janeiro. E também as reações de indignação de moradores e usuários com a mudança do nome da estação. “Eles associaram o nome de um espaço público a uma marca que produz um refrigerante que faz mal à saúde”, afirma um dos entrevistados. “Acho que a mudança não tem nada a ver: Botafogo é Botafogo, Coca-Cola é Coca-Cola!”. “É o maior absurdo isso. Porque eu tenho dois rins com problema por causa de Coca-Cola”, afirma outro morador. “É Botafogo e só!”, completa outra entrevistada.

A ação de rua e o vídeo tem objetivo de divulgar o “Manifesto da sociedade civil parar tirar a Coca-Cola do nome da estação de metrô Botafogo”, que conta com a assinatura de quase 40 organizações, como Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, Greenpeace Brasil, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), FIAN Brasil, Instituto Desiderata, Associação de Moradores de Botafogo (AMAB), Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Instituto Pólis, entre outras. O manifesto está aberto para adesões de organizações ou pessoas em: http://bit.ly/ManifestoMetro

A ação contou com apoio da agência Onzevinteum e o vídeo, produção da Cinerama Brasilis.

Agência: Onzevinteum
Criação: Gustavo Bastos, Paulo Franco
Atendimento: Diego Crisostomo, Bee Alvez
Mídia: Rodrigo Sani

Produtora: Cinerama Brasilis
Direção: Mario Nakamura
Atendimento: Tatiana Santiago
Direção de Fotografia: Thiago Lima
Produção: Ingrid Calheiros
Finalização: Digital Brain Lab
Coordenação de Finalização: Thaissa Travassos

Deixe um comentário