Julho Verde e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço

Durante o mês de julho, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), parceira da ACT, promove a campanha Julho Verde, para informar sobre o câncer de boca e de laringe e falar sobre promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. O mês foi escolhido porque dia 27/07 é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.

O site do Instituto Nacional de Câncer (INCA) traz informações que mostram que o tabagismo, o consumo abusivo de álcool e a alimentação inadequada são alguns dos fatores que podem levar ao surgimento desses tipos de câncer. Confira abaixo mais detalhes:

Câncer de laringe: Estima-se que, em 2020, haverá 7.650 novos casos de câncer de laringe, sendo 6.470 em homens e 1.180 em mulheres.

Câncer de boca (INCA): Estima-se que, em 2020, haverá 15.190 novos casos de câncer de boca, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres.

Os principais fatores de risco para ambos são o fumo e o abuso de álcool. Segundo o site, o tabagismo aumenta a chance de desenvolver câncer de laringe em dez vezes. Além disso, pacientes que continuam a fumar e a beber têm menos chance de cura e maior risco do aparecimento de novos tumores.

Como prevenir?

  • Não fumar;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • manter uma alimentação saudável, evitando produtos ultraprocessados;
  • usar preservativo na prática do sexo oral;
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

A ACT apoia a campanha e irá compartilhar publicações nas redes sociais ao longo do mês.

 

1 comentário em “Julho Verde e a prevenção do câncer de cabeça e pescoço”

  1. Pingback: "O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê" - ACT

Deixe um comentário