Campanhas
Diga não à propaganda de cigarros


Diga não 1

A Aliança de Controle do Tabagismo lançou, em março de 2010, em Brasília, a Campanha pela Ética na Propaganda: Diga não à propaganda de cigarro!

O objetivo da campanha foi alertar a população em geral e chamar a atenção da opinião pública sobre como a indústria do tabaco continua a promover seus produtos em pontos de vendas e eventos privados, apesar da restrição à publicidade nos meios de comunicação de massa existir desde o ano 2000.

Manter os produtos derivados de tabaco nos PDVs, mas fora do raio de visão, é uma tendência mundial. Afinal, estudos científicos demonstram que este é o sentido responsável por 83% da percepção humana, sendo que nossos olhos praticamente “escaneam”  a 100 km/h as mercadorias e os materiais promocionais num PDV.

A identidade visual da campanha foi criada pela EURO/RSCG Contemporânea, e contava com um kit, que contém, entre outros estudos, um vídeo, um parecer jurídico e uma análise de estudos científicos sobre pontos de venda.

O vídeo, chamado “Diga não à propaganda de cigarro”, foi dirigido pela cineasta Adriana L. Dutra e por Tuco. Nele, foram ouvidos jovens brasileiros, de várias classes sociais, sobre a percepção que têm da publicidade que os atinge diariamente. Especialistas em comunicação e publicidade, por sua vez, explicaram como a propaganda em pontos de vendas atinge o consumidor e é decisiva na hora da compra.

Faça o download desse vídeo, clique aqui

 

 Faça o download desse vídeo, clique aqui

 

 Faça o download desse vídeo, clique aqui

 

Faça o download desse vídeo, clique aqui

 

No kit também foi incluído um parecer jurídico sobre a constitucionalidade da proibição total da publicidade de cigarros, feito pelo Prof. Dr. Virgílio Afonso da Silva, catedrático de Direito Constitucional da Universidade de São Paulo; e uma análise dos pesquisadores brasileiros Ilana Pinsky, psicóloga, e Sami A. R. J. El Jundi, médico, que revisaram estudos sobre propaganda em pontos de venda (PDV) nos últimos 10 anos.

Em 2011, alguns artistas aderiram à campanha e posaram para fotos vestindo a camiseta, como Patrícia Travassos, Zezé Motta, Leona Cavalli, Paloma Bernardi, Isabel Filardis, Suyane, Maurício Ribeiro, Rocco Pitanga, Babi  Xavier e atriz e poeta Elisa Lucinda. Os músicos João Neto & Frederico e a banda sertaneja Nashville, de Mato Grosso do Sul, também vestiram a camisa da causa.

A campanha pode ser acessada no hotsite, www.propagandasemcigarro.org.br

Campanha Artistas

Paloma Bernardi, Rocco Pitanga, Babi Xavier, Isabel Filardis, Suyane Moreira, Patrícia Travassos, Leona Cavalli Zezé Motta e Maurício Ribeiro  “vestiram a camisa” da campanha Diga Não à Propaganda de Cigarros.

Campanha PDVA exposição e propaganda de cigarros em padarias, bancas de jornal e lanchonetes e o uso de sabores e aromas (menta, cravo, baunilha, etc) nos cigarros estão entre as estratégias da indústria do tabaco para influenciar a iniciação ao hábito de fumar entre jovens e adolescentes.

90% dos fumantes iniciam o hábito antes dos 19 anos - fonte: OMS (Organização Mundial de Saúde)

 

Segundo dados do Instituto Datafolha:

  • A grande maioria dos estabelecimentos que comercializa cigarros possui alguma escola nas proximidades
  • 72% das crianças até 12 anos freqüentam estes lugares
  • 81% dos adolescentes de 12 a 18 anos freqüentam estes estabelecimentos.
  • Em 83% destes estabelecimentos, os cigarros estão expostos perto das balas, doces e chocolates
  • 79% dos jovens vêem cigarros quando vão à padaria.

Clique aqui para ver o álbum completo dos artistas.

Logo AbeadSeloLeia o release de nossa nova campanha.



Publicada em: 28/02/2011




VOLTAR





Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE