Campanhas
#SaborQueMata
A campanha #SaborQueMata que pede pela proibição dos cigarros com sabor, porta de entrada de jovens e crianças ao vício do tabagismo, com o lançamento oficial do site e da campanha para outros países da América Latina - Argentina, Brasil, Bolívia, Chile e Peru em maio de 2017. Enquanto isso, a campanha passou por diversas fases após entrar e sair da pauta do Supremo Tribunal Federal para julgamento.
O fato é que aditivos de sabores e aromas, como menta e cravo, mascaram a irritação e o sabor desagradável do tabaco e aumentam sua palatabilidade, induzindo mais pessoas a fumar, em sua maioria crianças e adolescentes. Também potencializam a ação da nicotina, aumentando a dependência do tabaco.
Apesar da publicidade de cigarros estar restrita à exibição das embalagens nos pontos de venda, a indústria do tabaco segue investindo em estratégias de marketing para atrair o público jovem. Uma delas é a venda de cigarros saborizados, colocados perto de balas e doces, para que sejam vistos como algo inofensivo e associado a produtos para crianças e jovens, quando na verdade é um produto que causa dependência, doenças e mortes.
O uso de aditivos nos cigarros foi proibido em 2012, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a norma conhecida como RDC14. O assunto foi discutido durante cerca de dois anos por meio de consulta pública aberta pela ANVISA, com reuniões e audiências que contaram com ampla participação da sociedade civil, favorável à retirada dos aditivos nos produtos de tabaco, de acordo com as evidências científicas.
No entanto, em 2013, antes da norma entrar em vigor, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liminar para suspender os efeitos na RDC 14, em ação movida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ação começou a ser julgada no dia 09/11 e aguarda continuação. Por isso, precisamos coletar o maior número de assinaturas possíveis até a data para mostrar a importância dessa medida.
Confira o site oficial da campanha: http://saborquemata.org/
Para mais informações sobre o caso no Brasil: http://www.saborquemata.org/brasil
Apoie o caso e assine a petição: http://change.org/cigarroscomsabor
Publicada em: 04/12/2017