Concurso cultural de fotografias: Bituca é plástico

 

A ACT Promoção da Saúde, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Vital Strategies, lança concurso cultural para a seleção de fotografias sobre o tema do impacto ambiental do tabaco e a poluição plástica.

O impacto ambiental do tabaco ainda não é muito conhecido. São descartados 4,5 trilhões de cigarros por ano em todo o mundo. Bitucas (ou guimbas) de cigarro são o resíduo mais descartado, cerca de 766,6 milhões de quilos de lixo tóxico a cada ano. Elas também são o lixo plástico mais comum nas praias, tornando os ecossistemas marinhos mais suscetíveis a riscos e mortes. Além disso, cerca de 5% do desmatamento global está associado à produção de tabaco. 

Quando as bitucas são descartadas de forma inadequada, os filtros são decompostos por fatores como luz solar e umidade e liberam microplásticos, metais pesados e muitos outros produtos químicos, impactando a saúde e o ecossistema. Os microplásticos entram na cadeia alimentar e estão associados a sérios impactos na saúde humana e animal, podendo afetar o desenvolvimento cerebral, taxas de respiração, genética e muito mais, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Por isto, o tema “Tabaco: Ameaça ao Meio Ambiente” foi escolhido pela OMS para celebrar o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de Maio.

As inscrições para o concurso cultural “Bituca é plástico: Impacto ambiental do tabaco e poluição plástica” são gratuitas e estão abertas até 31 de julho. 

 

>> Acesse o edital

>> Retificação n.1 - Item 5

>> Retificação n.2 - Item 4 e 7

>> Inscreva-se aqui

 

Na hipótese do participante se inscrever mais de uma vez, será considerado apenas o último formulário preenchido.





Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE