Alimentação é fundamental para o equilíbrio do corpo e da alma; confira dicas

16.10.20


Correio Braziliense

Uma alimentação de qualidade é fundamental para o bom funcionamento do corpo e ajuda nosso organismo a se proteger de ameaças externas, por exemplo, as infecções virais. Especialistas reforçam a necessidade de se comer bem, principalmente devido à pandemia do novo coronavírus e aos impactos psicológicos provocados por ela, como o distanciamento social.

 


“A ansiedade, por si só, pode gerar comportamentos de fuga, que nós chamamos de fome emocional. Geralmente, as pessoas em situações de estresse ou de ansiedade focam a solução dos problemas em tipos de alimentos como batata frita, chocolate, pizza. No entanto, existem os alimentos que podem ajudar na ansiedade (como castanhas)”, argumenta Juliana.


A fotógrafa Paola Resende, 24 anos, conta que a sensação de impotência quanto à crise sanitária afetou sua saúde mental. “É uma situação nova, sem muita possibilidade de ir para rua e lutar para ajudar. Minha vontade de estudar e trabalhar não parecia tão importante. Percebi que não tinha muito o que fazer externamente, além das ações de apoio neste momento”, relata.


Mas, a fotógrafa conseguiu reverter o quadro focando na alimentação. Antes, a correria do dia a dia atrapalhava os planos de adotar o vegetarianismo. “Eu não conseguia planejar minhas refeições e acabava comendo mal, passando mal e tendo faltas de vitamina. Outras vezes, acabava comendo alimentos com carne porque era o que tinha”, lembra Paola. “Com a pandemia, tive mais tempo em casa, tanto para reforçar meus conhecimentos sobre o vegetarianismo quanto para me programar para fazer as refeições lá mesmo”, diz.

Novos hábitos

A comunicóloga Larissa Sampaio, 27 anos, também encontrou, durante o isolamento social, a oportunidade para melhorar a relação com os alimentos. “A minha rotina de trabalho era muito corrida, inclusive com viagens. Eu tinha o ano todo planejado, mas, com tudo indo por água abaixo, decidi que poderia controlar meus hábitos alimentares. Assim, o isolamento e o home office contribuíram para que eu pudesse controlar minha alimentação e ter uma vida saudável”, garante.


Diagnosticada com transtorno de ansiedade, ela avalia que, se não adquirisse uma nova rotina, o quadro ansioso poderia ter piorado. “Aprender a cozinhar foi um processo terapêutico. Fazer minha própria comida mudou muito a minha relação com o que escolho colocar no prato. Mudando a alimentação, sinto-me mais disposta, pratico mais atividades físicas e, consequentemente, diminuo a ansiedade”, explica.

Gostoso e nutritivo

A nutricionista Sabrina Galdino frisa que determinados alimentos contribuem não só para o bem-estar físico, mas o mental também. “Alguns nutrientes são capazes de ajudar a controlar a ansiedade, como o selênio, encontrado nas castanhas; o potássio, que está na banana; o ômega 3, presente em peixes como salmão e sardinha. Além de alimentos conhecidos por serem mais relaxantes, como a camomila. E os chocolates, principalmente o amargo, rico em magnésio e triptofano, um aminoácido que ajuda a produzir a serotonina”, ilustra.


“É preciso tentar entender se é fome ou se você está comendo por vontade de comer. Caso não seja fome, procure ‘beliscar’ alimentos que sejam mais saudáveis, como frutas cortadas e castanhas. Evite biscoitos e doces, eles não ajudam!”, alerta a nutricionista.


Para a professora Laís Xavier, 21, a motivação para alterar hábitos alimentares foi uma gastrite e a intolerância à lactose. “Vi que já estava na hora de priorizar minha saúde para me sentir melhor e fortalecer minha imunidade. Na correria do dia a dia acabava comendo muitos alimentos industrializados. Agora que fico mais em casa, acabo comprando alimentos naturais e frescos e preparando em casa”, ressalta. “Faz sete meses que vejo uma enorme diferença da alimentação refletida na minha pele, digestão e disposição”, finaliza.

*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho
 

Saudável e prático
Confira as dicas da nutricionista Sabrina Galdino:

» Tenha um planejamento semanal. Se puder, faça isso no dia mais tranquilo. Pode ser no domingo, por exemplo. Planeje o que vai comer durante a semana e assim evitará cair na tentação! Se possível, deixe feitas algumas preparações. O mesmo vale para os lanchinhos durante o dia, planeje quais serão, deixe as frutas já cortadas na geladeira.

» Quando esse período de isolamento passar, a dica é prestar atenção ao ir a um restaurante, procurar sempre a opção mais saudável do cardápio. E, para os recém-vegetarianos, é necessário planejamento e o acompanhamento com um profissional, este poderá te ajudar a balancear a dieta e a manter o pique.

» Armazene os alimentos dentro de potes livre de BPA, sejam de vidro, plástico ou de silicone.

» As carnes, se forem consumidas logo, devem ser armazenadas na prateleira de cima da geladeira. Se não, coloque-as no freezer, bem embaladas. Os ovos também devem ficar na prateleira de cima. O ideal é não deixá-los na porta, pois, ao abrir, eles podem rachar, e a mudança de temperatura pode estragar o produto.

» As verduras, legumes e frutas devem ser higienizadas antes de guardar, devem ficar nas gavetas inferiores da geladeira.


» Na porta da geladeira deixe somente leite, sucos e outras bebidas que foram abertas, molhos, conservas e potes de geleia. Se for deixar guardado por mais tempo, é melhor congelar no freezer: congele sempre em pequenos potes, além da facilidade para descongelar, o alimento descongelado não deve ser congelado novamente. Assim, você evita o desperdício.
 

» Procure manter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. É com uma alimentação balanceada que você manterá sua imunidade forte. Beba bastante água!

https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/10/4882551-comida--para-o-corpo-e-a-alma.html




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE