Aplicativos de entrega vendem cigarros ilegalmente, diz relatório

09.02.21


O Globo

Os aplicativos de entrega iFood, Rappi e James vendem cigarros, cigarros eletrônicos e produtos derivados de tabaco de forma ilegal, segundo relatório inédito feito pela ACT Promoção da Saúde, ONG voltada ao controle do tabagismo e de doenças crônicas.

O relatório "Dependência a pronta entrega" mostra que os aplicativos de entrega não cumprem a lei que proíbe a venda online de cigarros e derivados. Todas as plataformas analisadas disponibilizam algum produto de tabaco, como maço de cigarros, pacotes com 10 maços, fumo picado, charuto, cigarros eletrônicos, líquidos e essências para cigarro eletrônico e narguilé.

O estudo mostra ainda que não foi feita verificação da idade dos compradores. Em alguns casos, especialmente com cigarros eletrônicos, que têm venda proibida no Brasil, não foi entregue nota fiscal. Em uma das compras o vendedor disse que não poderia enviar nota porque o produto não é "anvisado".

A pesquisa foi feita em São Paulo e em Niterói, no Rio de Janeiro, a partir de compras desses produtos em diferentes ocasiões durante o mês de agosto do ano passado.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/aplicativos-de-entrega-vendem-cigarros-ilegalmente-diz-relatorio.html




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE