Atualização sobre o caso Metrô Botafogo Coca-Cola

06.04.23


O metrô Botafogo não tem mais a publicidade da Coca-Cola estampada no nome da estação, desde novembro de 2022, quando o nome da marca de refrigerante saiu dos painéis externos da entrada da estação e em espaços internos nas plataformas. Uma vitória para a sociedade e para as 50 organizações que assinaram o manifesto liderado pela ACT Promoção da Saúde contra a venda do direito do nome da estação para a indústria de refrigerantes e bebidas ultraprocessadas.

 

Metrô Rio adota nome Coca-Cola para estação Botafogo

 

Nem todas as estações retiraram o letreiro ou o aviso sonoro com o nome da marca junto ao da estação Botafogo. Não se sabe ao certo o que aconteceu, se o contrato entre a empresa de refrigerante e a concessionária MetrôRio foi encerrado ou suspenso, pois a previsão era de encerramento em dezembro de 2023.

O questionamento da validade desse contrato segue na esfera administrativa (Secretaria de transportes do Rio de Janeiro - SETRANS e Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes - AGETRANSP). A ACT se manifestou nesses processos contra a venda do nome de um espaço público para promover a marca de uma empresa de produtos nocivos à saúde, com publicidade disfarçada e abusiva de um produto incompatível com a alimentação adequada e saudável, em desrespeito ao patrimônio cultural imaterial representado pelo nome da estação, que tem relevância histórica e afetiva para a cidade.

Vale lembrar o valor irrisório do contrato, celebrado antes da pandemia da Covid-19, de R$ 266.666,67 ao mês para a concessionária MetrôRio, considerando a exploração de um espaço público por uma corporação multibilionária. 

A ACT segue acompanhando esse caso.

**Alguns vídeos produzidos pela ACT durante as ações de mobilização #XôCoca:

Manifestação #XôCoca: https://www.youtube.com/watch?v=NgfYc21UZSA

Próxima estação: Metrô Botafogo Diabetes  https://www.youtube.com/watch?v=Q1HZiQ7fgNY

Sequestro do Metrô Botafogo: https://www.youtube.com/watch?v=WMH7AglxAmk




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE