Como transformar nossos sistemas alimentares?

16.10.20


Folha de S. Paulo

Apesar de o direito humano à alimentação adequada estar contemplado no artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, a fome no mundo —considerada a partir de uma estimativa do número de pessoas que não consomem calorias suficientes para viver uma vida ativa e saudável— vem aumentando nos últimos anos.
Projeções indicam que, até 2030, quase 67 milhões de pessoas serão afetadas por essa situação, ou seja, cerca de 20 milhões a mais do que em 2019. Isso evidencia que precisamos unir ainda mais nossos esforços e fazer mais. Transformar os sistemas alimentares como um todo é fundamental para que possamos obter melhores resultados e reverter esse quadro.
 
  1. Mulher refugiada por conflitos entre tropas sírias e terroristas do Esatado Islâmico leva caixa de comida do FMA
  2.  
  3. Refugiados fazem fila para receber comida distribuída pelo FMA em Mogadício, na Somália
  4.  
  5. Refugiados sírios carregam caixas de alimentos fornecidos pelo FMA
  6.  
  7. Mulheres carregam caixas de comida distribuída pela ONU em Raqqa, na Síria
  8.  
  9. Funcionários do Fundo Mundial de Alimentos carregam sacos de comida para distribuição em progtrama em Pissila, Burkina Faso
  10.  
  11. Crianças coletam grãos que caíram de avião em vilarejo de Ayod, no Sudão do Sul, onde o FMA realiza ação humanitária
  12.  
  13. Criança com desnutrição severa é tratada em centro de Sanaa, no Yemen; conflitos armados provocaram alta no número de pessoas que passam fome aguda no mundo
  14.  
  15. Trabalhadores de agência humanitária carregam sacos de farinha no porto de  Hodeidah, no Yemen
  16.  
  17. Refugiados esperam para receber comida em campo em Mogadicio, na Somália
  18.  
  19. Alimentos distribuídos pelo Fundo Mundial de Alimentos em Lashio, em Mianmar
  20.  
É diante desse contexto desafiador que chegamos nesta sexta-feira (16) a mais uma celebração do Dia Mundial da Alimentação. No Brasil, quatro agências das Nações Unidas se reuniram para celebrar a data e promover novas e melhores formas de produzir e consumir alimentos: o Centro de Excelência contra Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP); o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida); o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica); e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Preservar o acesso a alimentos seguros e nutritivos é —e continuará a ser— uma parte essencial da resposta à Covid-19, particularmente para as comunidades mais pobres e vulneráveis, que são as mais afetadas pela pandemia e pela crise econômica. Agora, mais do que nunca, os sistemas das Nações Unidas e Interamericano pedem solidariedade internacional para os mais vulneráveis se recuperarem e que os sistemas alimentares sejam fortalecidos de forma mais sustentável e resiliente. A comida é a essência da vida e a base de nossas culturas e comunidades.Em um momento como este, é importante reconhecer a importância daqueles heróis da alimentação que, todos os dias, trabalham para que os alimentos cheguem até o prato dos brasileiros e brasileiras, desde a produção até a distribuição e comercialização. Este é também o momento de repensarmos nossos sistemas e ampliarmos o uso de práticas agrícolas inteligentes e ecológicas que incorporem inovação e digitalização para a redução da destruição do habitat, que contribui para surtos de doenças. Portanto, a comunidade internacional precisa fechar a lacuna digital e garantir que a tecnologia flua para os países em desenvolvimento, incluindo também os agricultores familiares.
  1. No estado de Massachusetts, nos EUA, residentes levam para casa
caixas de comida distribuída gratuitamente 
  2.  
  3. Sacolas com doações são preparadas para serem entregues em
um centro de distribuição em Genebra, na Suíça 
  4.  
  5. Pessoas esperam em fila para buscar comida em um centro de distribuição de alimentos no bairro de Corona, em Nova York
  6.  
  7. Juana Gomez, 50, espera na chuva para pegar alimentos em
um centro de distribuição de Los Angeles; ela diz que não pode comprar comida após seu marido perdero emprego na construção civil
  8.  
  9. Funcionários do restaurante da Gingko House, em Hong Kong,
preparam carrinhos cheios de comida para distribuírem a
idosos e moradores de rua 
  10.  
  11. Voluntários de banco de comida temporário em Londres empacotam mantimentos em caixas para distribuição
  12.  
  13. Bombeiros de Londres carregam sacolas com alimentos doados para um banco temporário de comidas
  14.  
  15. Voluntários de um seminário em Colônia, na Alemanha, distribuem
pratos de comida aos necessitados 
  16.  
Além disso, empresas do setor privado ligadas ao setor de alimentos e varejo precisam tornar as opções de alimentos sustentáveis atraentes, disponíveis e financeiramente acessíveis. Todos nós precisamos fazer nossa parte para que nossos sistemas alimentares sejam capazes de cultivar uma variedade de alimentos para nutrir a população e preservar o planeta. Já os governos precisam construir respostas de proteção social eficazes e políticas que garantam condições seguras e rendimentos decentes para pequenos agricultores e trabalhadores da cadeia alimentar, além de adotar medidas que evitem a volatilidade dos preços dos alimentos.
Para conter os efeitos da Covid-19 entre as populações mais vulneráveis, deve haver coordenação estratégica de políticas nas áreas de saúde, agricultura e proteção social.

A crise econômica, que se amplia em decorrência da pandemia, terá efeitos devastadores sobre as populações mais vulneráveis. É preciso agir rapidamente, pois uma resposta tardia pode criar efeitos colaterais globais. O melhor caminho para isso é praticar a solidariedade e a cooperação como mecanismos para reconstruir melhor, tornando os sistemas alimentares mais resistentes a impactos e mais sustentáveis por meio da natureza e de soluções baseadas na ciência. Isso significará o estabelecimento de medidas políticas e marcos legais que apoiem sistemas alimentares sustentáveis.
Precisamos começar a agir agora para garantir que esses avanços aconteçam no futuro. Mãos à obra!

Rafael Zavala
Representante da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil

Claus Reiner
Diretor de país do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para o Brasil

Daniel Balaban
Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil

Christian Fischer
Representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica) no Brasil

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/10/como-transformar-nossos-sistemas-alimentares.shtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE