Consumo de cigarro aumentou para 34% dos fumantes brasileiros durante a pandemia, diz pesquisa da Fiocruz

14.08.20


O Globo

RIO — Segundo pesquisa da Fiocruz, 34% dos fumantesbrasileiros declararam ter aumentado o número de cigarros fumados durante a pandemia. Este crescimento, ainda de acordo com o estudo, está associado à deterioração da saúde mental dos tabagistas, com piora de quadros de depressão, ansiedade e insônia.

Isso porque, o aumento no consumo foi ainda maior entre aqueles que também afirmaram ter piora no sono (45,5%) e agravamento de sentimentos de solidão (39,6%), tristeza (46,3%) e nervosismo (43,3%). Segundo o epidemiologista Paulo Borges, um dos responsáveis pela pesquisa, ainda não é possível saber se o aumento do cigarro piorou a saúde mental dos tabagistas ou o contrário, ou seja, se a deterioração da saúde mental induziu ao aumento do consumo de cigarro por quem já fumava.

— De qualquer forma, esse é um cenário muito preocupante não só porque o cigarro é um fator de risco para várias doenças, inclusive para a Covid-19. Mas, como há uma possibilidade desse hábito permanecer após a quarentena, já que a nicotina é altamente viciante, e o cigarro associado aos outros fatores que vieram com a pandemia, como o estresse, diminuição do exercício físico e ansiedade, pode elevar o número de casos de doenças crônicas, cardiovasculares e câncer e se tornar um problema de saúde grave, inclusive elevando os custos e sobrecarregando o sistema (de saúde).

Os dados sobre a relação entre cigarro e saúde mental ainda serão publicados pelo grupo de pesquisa Convid, da Fiocruz, que analisa os números coletados com 44 mil pessoas em um estudo em parceria com a  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), feito entre abril e junho. A pesquisa detectou também que o aumento foi maior entre pessoas de menor escolaridade (45,1%) e entre mulheres (38,1%).

 

Dependência está associada a doenças e pode piorar quadros da Covid-19

A dependência está associada a cerca de 420 mortes diárias no Brasil e a gastos de R$ 56 bilhões em despesas médicas anuais. O consumo aumenta em 30% as chances de desenvolver algum câncer, por exemplo. Atualmente, 9,8% da população brasileira se declara fumante, cerca de 20 milhões de pessoas. Ou seja: o aumento no número de cigarros pode ter atingido até sete milhões de pessoas.

— Além de ser fator de risco para várias doenças coronarianas, bronquite crônica, enfisema pulmonar, doenças vasculares e estar intimamente ligado ao câncer de pulmão, o tabagismo é certamente um dos hábitos que contribui para formas mais graves de infecção por coronavírus — afirma o oncologista Bruno Ferrari, do Grupo Oncoclínicas.

A carioca Jessica Santos, de 32 anos, é uma delas. Ela afirma que viu o seu consumo aumentar “exponencialmente” desde que começou o isolamento social, em março:

— Eu fumava uma média de um maço de cigarro por semana. Agora, já me vi consumindo um maço em apenas dois dias, e isso só tem piorado. Ele aparece em todos os momentos: do tédio à ansiedade, mas especialmente quando estou estressada e triste, que tem acontecido muito mais agora que não consigo ir à praia ou rever os amigos. Eu tenho esperança que isso vai voltar ao normal depois que passar, mas fico com receio.

 

Aumento no número de cigarros ilegais preocupa

Em 2000, foi sancionada a lei que proíbia propagandas de cigarro no país. A mudança foi considerada um marco e, segundo a Organização Pan Americana de Saúde (Opas), responsável pela queda em mais de 30% no número de fumantes no país desde então.

Na última década, no entanto, um fator adicional tem preocupado os especialistas: o crescimento do cigarro ilegal e/ou contrabandeado, que já responde por 57% do mercado nacional, segundo o Ibope. Essa fatia mais do que dobrou em oito anos: em 2011, correspondia a 28%. O país está, segundo pesquisa da Euromonitor, em primeiro lugar no mundo no consumo de cigarros ilícitos.

A população de menor escolaridade e de menor renda é a maior consumidora desse tipo de tabaco, o que aumenta as suspeitas, segundo especialistas, de que o consumo desse cigarro também teve aumento durante a pandemia, já que foi essa faixa da população quem relatou maior crescimento na quantidade de unidades fumadas.

O problema, afirmam especialistas, é que são produtos que não passam pelas normas de segurança da vigilância sanitária, nem respeitam os níveis químicos exigidos pelo Ministério da Saúde. Como diz o advogado Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), não há como “saber o que tem nesses cigarros e a qualidade dos compostos”, o que representa uma ameaça ainda maior à saúde dos fumantes e ao país:

 

— Esses produtos não geram arrecadação de imposto, um dinheiro que é usado para mitigar as consequências do tabaco na saúde. Além disso, o cigarro ilegal, ou contrabandeado financia grupos criminosos em todo o país, que são responsáveis pelo contrabando e a distribuição deles, muitas vezes que custam menos da metade dos legais, já que não são tributados. 

https://oglobo.globo.com/sociedade/consumo-de-cigarro-aumentou-para-34-dos-fumantes-brasileiros-durante-pandemia-diz-pesquisa-da-fiocruz-1-24583015




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE