Consumo de refrigerantes resulta em gastos de R$ 2,9 bi por ano à Saúde no Brasil

07.01.21


O Globo

As bebidas açucaradas resultam em gastos de R$ 2,9 bilhões por ano ao sistema de saúde brasileiro no tratamento de doenças relacionadas ao seu consumo. É o que revela um estudo inédito sobre o impacto da ingestão desses produtos em países da América Latina coordenado pelo Instituto de Efectividad Clinica y Sanitária (IECS) da Argentina.

Segundo a pesquisa, o brasileiro consome, em média, 61 litros de bebidas açucaradas, como refrigerantes, por ano e 2,2 milhões de pessoas estão com obesidade ou sobrepeso devido a esse consumo.

Os dados revelam ainda que 16,2% de todos os casos de diabetes no Brasil, 1,3 milhão, podem ser atribuídos às bebidas açucaradas.

O estudo no Brasil foi feito ao longo de 2020 em parceria com a ACT Promoção da Saúde com base em dados da Pesquisa Nacional de Saúde, Pesquisa de Orçamentos Familiares e Vigitel. Os resultados foram obtidos através de um modelo matemático desenvolvido pelo grupo de pesquisa, que também analisou a Argentina, El Salvador e Trinidad e Tobago.

https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/consumo-de-refrigerantes-resulta-em-gastos-de-r-29-bi-por-ano-saude-no-brasil.html




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE