Cuidado, jovem! A indústria do tabaco quer te fisgar

09.09.21


 

 

Preocupada em manter e aumentar um bom número de consumidores, a indústria tem aprimorado estratégias para conquistar usuários das novas gerações. Afinal de contas, os mais jovens estão mais vulneráveis: a maioria dos usuários de tabaco começa a fumar antes dos 21 anos. 

De olho na saúde das gerações futuras, o grupo STOP, uma união global de vigilância da indústria do tabaco, lançou uma campanha de conscientização expondo as táticas enganosas do setor: a #ModernAddiction: Hooking the Next Generation (Vício moderno: fisgando a próxima geração). Os materiais para as redes sociais, disponíveis para compartilhamento, informam sobre o marketing predatório da indústria e as estratégias de manipulação para gerar uma nova era de dependência. É claro que tudo é negado por eles. Mas basta um olhar atento para desmascarar as estratégias. Nos Estados Unidos, por exemplo, 4,7 milhões de jovens usam tabaco.

A oferta de produtos novos e viciantes, como os cigarros eletrônicos e produtos de tabaco aquecido, são exemplos da tentativa de tornar o tabagismo mais atrativo. Desenhos elegantes, aromas e sabores que disfarçam a nicotina, lojas estilosas, influenciadores de mídias descolados e patrocínios de eventos esportivos compõem as estratégias preferidas para se aproximar deste público.

A ação soma-se à campanha lançada pela ACT Promoção da Saúde em maio, com o slogan Novos Produtos, Velhos Problemas, a segunda fase da campanha Vape Vicia. 

Não caia nessa! Mobilize-se também e alerte seus amigos e filhos. Use a hashtag #ModernAddiction e marque a @ExposeTobacco no Facebook ou Twitter e @ExposingTobacco no Instagram.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE