Dia Nacional de Combate ao Fumo

02.09.21


Dia Nacional de Combate ao Fumo

O enorme custo que o tabaco gera para o bolso do consumidor e para os cofres públicos, enquanto as empresas continuam a lucrar mais, a ameaça que os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) representam para o controle do tabagismo e para a saúde das próximas gerações, além do encontro da epidemia do tabagismo e da Covid-19 foram os assuntos que tiveram destaques nas agendas do Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. 

Mesmo diante dos importantes avanços, o tabagismo continua matando 161 mil pessoas por ano no país. Com a Covid-19, os esforços pela conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco ficaram ainda mais urgentes.

A ACT Promoção da Saúde participou de duas audiências públicas na Câmara dos Deputados: na Comissão de Seguridade Social e Família, no dia 26, e na Comissão de Orçamento e Finanças, dia 27. A diretora-executiva da ACT, Mônica Andreis, reforçou a importância do apoio dos parlamentares para aprovar medidas tributárias que comprovadamente podem prevenir e controlar o tabagismo: instituir o imposto seletivo e elevar tributos para produtos de tabaco, aprovar a Cide-tabaco e a destinação dos valores para ressarcimento ao SUS.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) ainda aproveitou a data para lançar a campanha Parar de fumar é uma grande decisão, dizer não ao tabaco é a melhor escolha e também para destacar as ações de programa no âmbito da atenção primária à saúde e o tratamento no SUS  no cenário de pandemia. O Inca ainda lançou uma cartilha orientando profissionais de saúde sobre como abordar o paciente e como orientá-lo a parar de fumar. 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE