Do nutricionismo à comida de verdade: o papel da escola para promoção da alimentação adequada e saudável

24.05.22


O Joio e O Trigo, Jornalismo investigativo sobre alimentação, saúde e poder

Um olhar crítico sobre o reducionismo nutricional nos dias atuais e a promoção da alimentação adequada e saudável na escola: esses são os assuntos centrais do curso de formação docente “Do nutricionismo à comida de verdade: o papel da escola para promoção da alimentação adequada e saudável”. Oferecido pela ACT Promoção da Saúde em parceria com O Joio e O Trigo, o curso é gratuito, online, e destinado a professoras e professores do ensino fundamental ou médio, de todos os componentes curriculares, de escolas públicas ou privadas. Inscrições abertas em: https://bit.ly/NutricionismoEdu1

Ao longo do curso, que tem carga horária de 30 horas, palestrantes e professoras analisam e refletem sobre o desafio de articulação entre os componentes curriculares da educação básica e o tema da alimentação saudável e nutrição. E também abordam sugestões e dicas de como realizar ações de promoção da alimentação adequada e saudável no ambiente escolar. Além de atividades assíncronas, a formação contará com três encontros online ao vivo para dialogar a respeito do conteúdo, aprofundar conhecimentos e trocar experiências para inclusão do tema nas atividades pedagógicas.

O curso parte do pressuposto de que a escola é um espaço propício para a articulação entre saúde e educação, sendo um ambiente favorável para a realização de vivências e reflexões sobre temas diversos, dentre eles a alimentação e nutrição e todas as suas dimensões. Os estudantes passam boa parte do seu dia na escola, onde realizam refeições, constroem interações sociais, valores e consciência cidadã. Ao integrar as reflexões sobre alimentação e nutrição no cotidiano escolar, em diálogo com o currículo escolar, professores e professoras potencializam o desenvolvimento do senso crítico dos escolares e facilitam a realização de escolhas alimentares conscientes e mais saudáveis. 

Nutricionismo

 A formação é baseada no livro Nutricionismo, a ciência e a política do aconselhamento nutricional, do pesquisador australiano Gyorgy Scrinis (Editora Elefante, 2021). O autor ministra a primeira das oito aulas do curso, abordando as características da teoria que começou a cunhar na década passada, ao fundir as palavras nutrição e reducionismo para denunciar que leituras isoladas de nutrientes favorecem hábitos alimentares descontextualizados e padrões alimentares não saudáveis. 

O curso também apresenta o pensamento de Jaqueline Moll e seu conceito de educação integral, em que a alimentação é entendida como ferramenta pedagógica e transversal ao currículo, nas múltiplas perspectivas do ambiente alimentar na escola, do território, da intersetorialidade e dos aspectos sociais e culturais dos educandos.


Quem realiza o curso:

A ACT Promoção da Saúde é uma organização não governamental que atua na promoção e na defesa de políticas de saúde pública, especialmente nas áreas de controle do tabagismo, alimentação saudável, controle do álcool e atividade física. Juntas, essas quatro pautas representam os principais fatores de risco evitáveis para as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). O trabalho da ACT também inclui os direitos humanos e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – www.actbr.org.br

O Joio e O Trigo é um projeto jornalístico especializado na investigação sobre alimentação e doenças crônicas. Desde 2017 expomos como as estratégias corporativas interferem e afetam uma alimentação adequada, e buscamos entender como é possível construir sistemas alimentares saudáveis. – https://ojoioeotrigo.com.br

Sobre o curso:

Do nutricionismo à comida de verdade: o papel da escola para promoção da alimentação adequada e saudável
Curso online e gratuito
Público: professoras e professores do ensino fundamental ou médio, de todos os componentes curriculares, de escolas públicas ou privadas.
Período do curso: de 20 de junho a 2 de setembro 
Carga horária: 30 horas

https://ojoioeotrigo.com.br/2022/05/do-nutricionismo-a-comida-de-verdade-o-papel-da-escola-para-promocao-da-alimentacao-adequada-e-saudavel/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE