Embalagens de alimento terão nova sinalização no Brasil

29.06.20


Correio Braziliense

Em breve, as embalagens dos alimentos não serão mais como as conhecemos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está conduzindo um processo para regularizar um novo modelo de sinalização nas embalagens de alimentos, com um aviso na frente do pacote. A ideia é que seja mais fácil para as pessoas saberem o que estão consumindo. O modelo escolhido pela agência é adotado no Canadá, que usa o desenho de lupas para sinalizar as informações nutricionais.  

 

Nesta segunda-feira, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou um dos estudos que embasou a decisão da Anvisa. A pesquisa, feita em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidad de la República do Uruguai, tenta explicar qual é o melhor modelo para o Brasil. Segundo apurou, o uso de sinais familiares, geralmente usados como forma de alerta, tais como o octógono preto, triângulo preto e círculo vermelho, são os melhores para serem usados. Em relação à cor, o ideal é preto em embalagens coloridas. A lupa não foi o melhor sinal, segundo a pesquisa, mas não teve um desempenho ruim.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Rosires Deliza, a principal conclusão é a dos benefícios da mudança. “Qualquer símbolo é melhor do que a tabela nutricional. A lupa não foi mal. Melhor do que está, hoje, não tenho dúvidas de que será”, afirma. “A gente começou o estudo investigando quais dentre aqueles alertas que usamos o  consumidor percebia mais rápido. Escolhemos produtos consumidos principalmente pelas crianças e determinamos quanto tempo demorava para perceber os alertas, como ‘alto em açúcar’ e ‘alto em gordura’”, explica a pesquisadora. 

Outro estudo, feito pela Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), comparou os modelos de rotulagem nutricionais frontais. Os dados indicaram que cerca de 80% dos participantes conseguiram identificar corretamente qual era o alimento mais saudável, a partir dos rótulos de advertência em formato de triângulos. Já com o modelo de lupa, escolhido pela Anvisa, apenas 64% conseguiram responder corretamente.

 

Segundo a nutricionista Catarine Camargo, a mudança será muito benéfica e é um grande avanço para a sociedade. “As informações nutricionais precisam ser acessíveis a todos os públicos, muitas pessoas sofrem de doenças crônicas, como diabetes, e precisam saber se podem comer aquele alimento ou não”, explica. “Do jeito que é hoje, a linguagem é difícil para quem não teve uma educação avançada, as letras são pequenas”, ressalta.

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/06/29/interna-brasil,867679/embalagens-de-alimento-terao-nova-sinalizacao-no-brasil.shtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE