Existem riscos do fumo passivo de cigarros eletrônicos?

09.03.23


Z1 Portal

Um ponto importante e pouco lembrado são os malefícios do fumo para quem está próximo de pessoas tabagistas em diferentes ambientes ou situações, respirando as mesmas substâncias altamente tóxicas que elas. Quando um cigarro é aceso, parte da fumaça é tragada pelo fumante, e o restante é lançado ao ambiente pela ponta acesa, passando a provocar a condição de fumante passivo em todos que estão no mesmo local, inclusive o próprio fumante que também já o ingeriu através do uso direto.

O tabagismo está ligado a vários problemas de saúde, que afetam todo o corpo, o ato de inspirar e expirar a fumaça do cigarro está diretamente relacionado ao desenvolvimento ou ao agravamento das doenças respiratórias. E o fumante passivo também compartilha não só desses malefícios, mas de todos os outros que envolvem o tabagismo em geral. Em adultos, o fumo passivo provoca graves doenças cardiovasculares, incluindo doença coronariana e também câncer de pulmão.

Seguindo essa lógica, existem riscos de fumo passivo de cigarros eletrônicos? Evidências mostram que o vapor dos dispositivos eletrônicos pode conter diferentes quantidades de substâncias tóxicas e metais pesados. De acordo com Sonia Maria Martins, médica da família, a resposta é: sim! O que se sabe até o momento é que usar esses dispositivos faz muito mais mal para quem fuma quando comparado a quem se expõe, e que a orientação mais segura é que as pessoas não se exponham a ambientes com esses dispositivos e outras formas de produtos do tabaco.  Cabe ressaltar ainda que segundo estudos realizados, há evidências conclusivas de que o uso de cigarros eletrônicos aumenta as concentrações no ar de material particulado e nicotina em ambientes internos em comparação com os níveis de fundo.

O vapor dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) não tem monóxido de carbono e nem o alcatrão, além de utilizar uma menor quantidade de metais pesados e substâncias tóxicas. Mesmo assim, o que se sabe até o momento é que usar esses dispositivos faz muito mais mal para quem fuma quando comparado a quem se expõe. Apesar disso, e embora algumas informações em relação ao fumo passivo de cigarro eletrônico ainda estão em fases de estudos, a orientação é que as pessoas não se exponham.

Você quer parar de fumar?

Não se deixe levar pelas aparências. O cigarro comum deixa seus malefícios mais aparentes, enquanto o eletrônico está disfarçado de algo recreativo, prazeroso e inofensivo. Porém, ambos podem te fazer mal. Parar de fumar é sempre a melhor opção.

O Ministério da Saúde disponibiliza ações de promoção à saúde com o intuito de reduzir a prevalência de fumantes e o consumo de tabaco. Uma das estratégias mais importantes é o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Por meio do PNCT, o SUS oferece tratamento integral e gratuito a quem deseja parar de fumar.

Saiba onde é oferecido o tratamento no seu município. Para informações mais detalhadas, consulte a coordenação de controle do tabagismo da sua secretaria estadual e/ou municipal de saúde ou procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Com informações do Ministério da Saúde.

https://z1portal.com.br/existem-riscos-do-fumo-passivo-de-cigarros-eletronicos-2/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE