Formação Política do Agronegócio

19.01.21


Caio Pompeia Ribeiro Neto, Universidade Estadual de Campinas

Nesta tese, investiga-­se o agronegócio como fenômeno político. Com esse objetivo, analisam-­se o surgimento e as mobilizações da noção de agribusiness nos Estados Unidos, de 1955 até a década de 1970, nas dimensões acadêmica,
corporativa, midiática e estatal. Em um segundo momento, estudam-­se os meios pelos quais a noção foi exportada ao Brasil e as formas com que ela começou a ganhar proeminência no país, também levando em consideração as dimensões
citadas acima. Posteriormente, aborda-­se a constituição, no Brasil, de um projeto político-­econômico fundamentado no resgate da noção original de agribusiness, tal como formulada na Harvard Business School. Em seguida, trata-­se dos modos como esse projeto ganhou materialidade no que se intitula concertação política do agronegócio. Procuram-­se compreender, a partir desse ponto, as distintas configurações dessa concertação ao longo dos últimos 25 anos – incluindo tanto suas proposições e estratégias quanto as controvérsias em que foi inserida – até chegar à centralidade que detém atualmente no processo político brasileiro.

 

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