Governo reduz imposto de importação de bicicletas

18.02.21


G1

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (18) resolução que barateia o custo de importação de bicicletas por meio da redução do imposto cobrado.

Segundo resolução do órgão, a alíquota do imposto de importação cobrada sobre bicicleta caiu de 35% para 30%.

Ainda de acordo com a norma:

 

  • o imposto será reduzido novamente para 25% a partir de julho e;
  • o imposto sofrerá novo corte, para 20%, a partir de 31 dezembro.

 

A redução do imposto de importação de bicicletas foi anunciada na quarta (17) pelo presidente Jair Bolsonaro por meio de uma rede social. As vendas de bicicletas cresceram durante a pandemia do novo coronavírus.

Venda de bicicletas disparou no ano de 2020

Venda de bicicletas disparou no ano de 2020

O G1 questionou o Ministério da Economia o valor que o governo deixará de arrecadar com a a medida. A pasta informou que essa estimativa não é feita no caso do imposto de importação.

"Considerada a natureza extrafiscal do Imposto de Importação, entende-se que este é destinado a atender outros objetivos de políticas públicas e regulação econômica, que não os de mera arrecadação de recursos financeiros", informou.

O ministério acrescentou que, por conta disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) dispensa a alteração de alíquotas desse imposto da realização de estimativas de seu impacto orçamentário-financeiro.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/18/governo-reduz-imposto-de-importacao-de-bicicletas.ghtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE