Infarto: doença é mais grave e silenciosa em mulheres, afirmam cardiologistas; entenda

15.09.22


O Globo

Há exatos 22 anos, quando o dia 29 de setembro foi definido pelas sociedades médicas como o Dia Mundial do Coração, a ideia era conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde do órgão vital. Sim, pois o coração das mulheres então não preocupava os especialistas. De lá para cá, no entanto, elas foram pouco a pouco crescendo nas dramáticas estatísticas das doenças coronárias, revolucionando os conhecimentos na cardiologia. Em linhas gerais, descobriu-se que infarto está longe de ser uma doença masculina – ele se manifesta de forma diferente no corpo feminino– dos sintomas à gravidade, aos impactos dos fatores de risco. Mesmo assim, os profissionais de saúde afirmam que o problema ainda é desdenhado por muitos, incluindo as próprias mulheres.

 

A pedido do GLOBO, dois dos melhores cardiologistas do país, Ludhmila Hajjar, professora da Cardiologia da USP, diretora da Cardiologia do Hospital Vila Nova Star, e Roberto Kalil, presidente do Conselho Diretor do InCor e diretor da Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, detalham as diferentes características da doença entre os dois sexos.

 

Na mulher é mais grave

Ludhmila Hajjar: No homem o infarto ocorre sobretudo pelo rompimento de uma placa de gordura que leva a uma obstrução abrupta do fluxo sanguíneo no vaso coronariano. Mas na mulher, além da obstrução, outras doenças podem afetar o fluxo sanguíneo do coração. Por exemplo, doenças dos pequenos vasos, inflamação e dissecção (uma espécie de rasgo) das artérias coronárias. É como se o coração feminino fosse alvo de vários ataques. Essa é uma característica genética, a mulher tem cromossomos específicos que facilitam esse ataque.

 

Elas infartam mais

Roberto Kalil: Hoje em dia a incidência é praticamente a mesma em homens e mulheres. Há cinquenta anos, a cada dez mortes por infarto, nove eram homens e uma mulher. Hoje a proporção é de seis homens e quatro mulheres. Um dos maiores responsáveis pela mudança é o estilo de vida. Não me refiro somente ao fato de as mulheres terem passado a viver o impacto do estresse do mercado de trabalho, mas pela adoção de hábitos péssimos para o coração. Cigarro, pressão alta, diabetes, insônia, sedentarismo e obesidade estão entre eles. A mulher tem um risco três vezes mais alto de morrer do coração do que de câncer de mama, o tumor feminino mais prevalente entre elas, depois do tumor de pele.

 

Elas infartam mais tarde

Hajjar: Entre os homens, o infarto é mais comum entre os 50 e 60 anos. Na mulher, ocorre geralmente entre os 60 e 70 anos. Antes disso elas têm a proteção dos hormônios femininos. O estrogênio, por exemplo, tem função vasodilatadora, evita o acúmulo do LDL, o colesterol ruim, e facilita a ação do HDL, colesterol bom. Mas na menopausa o corpo sofre transformações que aumentam o risco de infarto que vão além da queda hormonal -- acúmulo de gordura abdominal, aumento da resistência à insulina e maior predisposição à coagulação do sangue, estão entre eles. Esses fatores aumentam em 50% a probabilidade da mulher morrer de infarto, quando comparada aos homens.

 

Elas demoram mais para pedir ajuda

Kalil: As mulheres demoram para buscar ajuda médica porque simplesmente subestimam a dor e não acreditam que podem infartar. É mais fácil ela pensar que possa ser ansiedade, cansaço, TPM. Um estudo recente do Colégio Americano de Cardiologia mostrou que demoram 12 horas, em média, para procurar um serviço de saúde ou um profissional, a partir dos primeiros sinais de dor, mais que o dobro em relação aos homens. Quanto mais tarde o atendimento, maior o risco do problema se agravar. Infelizmente, a mulher com infarto tem uma chance maior de receber tratamentos inadequados ou tardios quando comparada aos homens. O cigarro, o diabetes e a pressão alta são muito mais danosos ao coração da mulher do que do homem.

 

Os sintomas são diferentes

Hajjar: O quadro clínico clássico é o mais prevalente para os dois. É a dor no peito que dá a sensação de ter uma pata de cavalo pressionando. Essa sensação irradia para o braço esquerdo e dá náuseas e sudorese fria. Mas as mulheres também têm maior risco de ter sinais e sintomas atípicos inespecíficos. Muitas sentem apenas tontura, palpitação, dor no abdome, ou dor direcionada para o queixo. Não sabemos ao certo os motivos, possivelmente a apresentação diferente deva-se a fatores como o limiar da dor e sensações diferentes.

 

Reposição hormonal não resolve

Kalil: Não se conseguiu provar que dar hormônio para a mulher depois da menopausa reduza o risco de infarto. Muito provavelmente não, se isso for feito isoladamente e justamente porque se trata de uma doença associada a várias causas no organismo feminino.

 

Fatores de risco são piores

Kalil: A pressão alta, o diabetes, a obesidade, o aumento do colesterol, a insônia crônica, o sedentarismo, o tabagismo e a hereditariedade são fatores de risco para ambos os sexos. Só a hipertensão, para se ter uma ideia, é responsável por 40% dos infartos. Mas ela impacta mais no organismo feminino. Mais uma vez, a questão é ela subestimar os danos cardíacos secundários aos fatores de risco, é acreditar que se trata de “um problema masculino”, que com ela nada será tão grave. O estresse hoje é considerado também um fator que aumenta a chance de infarto, e o nível de estresse apresentado pelas mulheres pode superar o dos homens especialmente pela jornada dupla ou tripla de vida que elas enfrentam nos dias de hoje.

 

Medicina feita por homens

Hajjar: Hoje há um equilíbrio entre os médicos que estão se formando. Cerca de 46% são mulheres e 54% são homens e o número de mulheres médicas vem crescendo. Mas na cardiologia brasileira, há uma diferença brutal: 70% são homens. É essencial termos mais especialistas do sexo feminino, isso ajudaria a dar mais importância à saúde da mulher e a ensinar a mulher a cuidar mais da saúde do coração. Outro dado discrepante é em relação ao número de mulheres que participam de estudos clínicos relacionados ao coração. A Sociedade Europeia de Cardiologia mostrou que apenas 25% dos voluntários são do sexo feminino. Ou seja, os tratamentos são testados fundamentalmente no corpo do homem. Esse cenário precisa mudar.

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2022/09/infarto-doenca-e-mais-grave-e-silenciosa-em-mulheres-afirmam-cardiologistas-entenda.ghtml




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE