Michael R. Bloomberg e Lawrence H. Summers criam força-tarefa para enfrentar as principais causas de mortes evitáveis e doenças crônicas não transmissíveis através de políticas fiscais

22.01.18


Bloomberg Philanthropies

Michael R. Bloomberg, embaixador global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), empreendedor e filantropo, e o economista Lawrence H. Summers, que já foi Secretário do Tesouro e diretor do Conselho Nacional de Economia dos Estados Unidos, anunciaram em janeiro uma Força-Tarefa para Políticas Fiscais para a Saúde. 

A Força-Tarefa reúne líderes em saúde, desenvolvimento e políticas fiscais de todo o mundo para enfrentar a crescente carga econômica das DCNTs, que incluem as doenças cardiovasculares, o câncer, as doenças respiratórias crônicas e a diabetes, através de ferramentas fiscais pouco utilizadas.

As DCNTs são a principal causa de morte no mundo. Elas matam 40 milhões de pessoas todos os anos, o que representa 70% das mortes anuais. 80% das mortes por DCNTs ocorrem em países de baixa e média rendas, o que sobrecarrega os sistemas de saúde, aumenta a pobreza e causa uma enorme barreira para o desenvolvimento. O tabagismo, a obesidade e o consumo abusivo de álcool são os três principais fatores de risco para as DCNTs. Já existem evidências que indicam que o uso de tributações para aumentar o preço de produtos que podem ser prejudiciais à saúde é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o seu uso.

Essa nova Força-Tarefa examinará as evidências sobre políticas fiscais para a saúde, incluindo obstáculos para a implementação, e fará recomendações sobre como os países podem usar as políticas fiscais para conseguir melhores resultados para a saúde de seus cidadãos, com o benefício adicional de conseguir mais fundos

Os membros da Força-Tarefa incluem:

· Michael R. Bloomberg, Copresidente (Estados Unidos)

· Lawrence H. Summers, Copresidente (Estados Unidos)

· Masood Ahmed, Presidente do Center for Global Development (Estados Unidos)

· Zeti Akhtar Aziz, ex-diretora do Banco Central (Malásia)

· Kaushik Basu, professor de Economia, Universidade Cornell (Estados Unidos)

· Helen Clark, ex-administradora do UNDP e primeira-ministra da Nova Zelândia (Nova Zelândia)

· Margaret Chan, ex-Diretora-Geral da OMS (Hong Kong)

· Bent Høie, Ministro da Saúde (Noruega)

· Ngozi Ikonjo-Iweala, ex-Ministra das Finanças, Nigéria (Nigéria)

· Zhu Min, Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Financeiras, Universidade Tsinghua, China (China)

· Mauricio Cardenas Santamaria, Ministro das Finanças, Colômbia (Colômbia)

· Minouche Shafik, Diretora da London School of Economics (Inglaterra)

· Nicola Sturgeon, Primeira-Ministra da Escócia (Escócia)

· Tabaré Vázquez, Presidente do Uruguai (Uruguai) 

“As doenças crônicas não transmissíveis são uma crise mundial crescente, especialmente em países de baixa e média renda”, afirma Michael R. Bloomberg. “Existem evidências substanciais que mostram que impostos e políticas fiscais são essenciais para enfrentarmos essa ameaça à saúde. Essa Força-Tarefa vai analisar quais políticas podem fazer a maior diferença e estimular o seu crescimento, o que salvará milhões de vidas.”

“Temos fortes evidências vindas de todo o mundo de que aumentar os impostos de produtos como tabaco, bebidas adoçadas e bebidas alcóolicas é muito eficaz para reduzir consumos prejudiciais e salvar vidas”, afirma Lawrence H. Summers. “Sou grato pelo comprometimento desse grupo impressionante de líderes, cujo conhecimento e experiência ajudará a Força-Tarefa a mostrar o enorme potencial das políticas fiscais para a saúde.” 

Michael R. Bloomberg foi nomeado Embaixador Global para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em 2016, e através de sua fundação, a Bloomberg Philanthropies, vem combatendo as DCNTs desde 2007. Ele também trará sua experiência como líder de negócio e ex-prefeito. Durante o mandato de Michael Bloomberg na prefeitura de Nova York, os nova-iorquinos tiveram um aumento de três anos em sua expectativa de vida, em parte por causa de políticas de enfrentamento de DCNTs que colocaram a saúde das pessoas em primeiro lugar.

Lawrence H. Summers é um dos principais economistas dos Estados Unidos. Além de ter atuado como o 71º Secretário do Tesouro durante o governo Clinton, o dr. Summers também foi diretor do Conselho Nacional de Economia da Casa Branca durante o governo Obama, presidente da Universidade Harvard e Economista-Chefe do Banco Mundial. Summers presidiu a Comissão Lancet sobre Saúde Mundial que concluiu que as políticas fiscais são uma ferramenta poderosa, mas subutilizada, para enfrentar as DCNTs. Ele defende ações internacionais para apoiar a implementação de políticas fiscais para a saúde.

Sobre a Bloomberg Philanthropies:

Bloomberg Philanthropies atua em mais de 120 países ao redor do mundo para garantir vidas mais longas e com mais qualidade para o maior número possível de pessoas. A organização foca em cinco áreas: Arte, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies engloba todas as a atividades de caridade de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação e doações pessoais. Em 2017, a Bloomberg Philanthropies distribuiu 702 milhões de dólares. Para mais informações, visitewww.bloomberg.org ou siga a organização nas redes sociais FacebookInstagramSnapchat e Twitter.

Contato para imprensa: Rebecca Carriero, +1 (212) 205-0182 ou rebeccac@bloomberg.org




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE