Nova cúpula de órgão alimentar gera impasse em SP

03.05.21


Veja

Sem funcionar há quase dois anos, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de São Paulo retomou as atividades no último dia 15 com um ato inusitado: indicou para ocupar a cadeira de presidente e vice-presidente representantes da indústria de alimentos ultraprocessados e agroindústria, respectivamente.

Idealmente, o conselho deve ter um equilíbrio entre integrantes da sociedade civil e indústria alimentícia, já que orienta as ações do Estado como compra de ingredientes para a alimentação escolar e refeições dos presídios, por exemplo.

Entidades como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor questionam a escolha e apontam conflito, já que a indústria possui interesses econômicos e não tem demonstrado comprometimento com as políticas públicas focadas em saúde.

No momento em que a fome assola grande parte da população devido a pandemia, a ONG pede a revisão dos nomes e vê uma ameaça ao Plano Estadual de Segurança alimentar, vigente até 2023.

O governador João Doria é que deverá dar a palavra final sobre os novos líderes conselho.

https://veja.abril.com.br/blog/radar/nova-cupula-de-orgao-alimentar-gera-impasse-em-sp/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE