Os bolsos gordos da ciência da obesidade

10.10.18


O Joio e o Trigo

Estão cada vez mais claros os conflitos de interesses criados pelo financiamento de pesquisas científicas por empresas privadas. Investigações têm demonstrado que, a exemplo da indústria do cigarro, as corporações de alimentos ultraprocessados manipulam resultados para ocultar problemas e ampliar mercados.

A indústria tem ocupado assentos que caberiam a universidades e institutos de pesquisa em colegiados da Anvisa. O setor econômico chega a ter maioria em alguns espaços, em especial nos grupos de trabalho que fornecem subsídios à formulação de políticas públicas.

Os jornalistas de O Joio e o Trigo revisaram mais de uma centena de atas de reuniões de grupos de trabalho na Anvisa. Entrevistaram dezenas de pessoas. Leram o material científico apresentado por pesquisadores e diretamente pela indústria para embasar a tomada de decisão. E não encontraram nenhuma divergência relevante entre as posições das empresas de alimentos e dessas organizações. Pelo contrário, a convergência é constante.

Faça o download do arquivo aqui.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE