Pesquisa aponta impacto da pandemia nos hábitos saudáveis

28.06.22


Realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a organização global de saúde Vital Strategies, a pesquisa Covitel investigou o impacto da pandemia nos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis. A conclusão é que os diagnósticos de depressão na população brasileira acima de 18 anos cresceram 41%  nos dois primeiros anos da disseminação de Covid-19. Entre os deprimidos, houve uma piora significativa dos hábitos saudáveis que levam à longevidade com autonomia. 

As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A hipertensão arterial, o diabetes, a obesidade e o câncer são algumas das mais comuns. Elas podem provocar complicações sérias, como doenças cardiovasculares ou renais. Sedentarismo, má alimentação, hipertensão, tabagismo, estresse, obesidade, diabetes, sono de má qualidade e colesterol alto são algumas das condições que maltratam nosso coração, o qual perde aos poucos sua capacidade de funcionar corretamente e acaba aumentando de tamanho para compensar a necessidade de maior esforço. Essa disfunção é o que chamamos de insuficiência cardíaca. 

O antídoto para as doenças crônicas é o estilo de vida saudável. As doenças cardiovasculares, males do coração e da circulação cardíaca representam a principal causa de mortes no Brasil  - cerca de 40% nos grandes centros urbanos. Hoje no país, a cada minuto, ocorre uma morte provocada por doença cardiovascular. As doenças cardiocerebrovasculares acarretam: 

– duas vezes mais mortes que todos os tipos de canceres juntos;

– 2,3 vezes mais mortes que acidentes e violência;

– três vezes mais mortes que doenças respiratórias; 

– 6,5 vezes mais mortes que todas as infecções, incluindo a AIDS; 

Agir precocemente é a forma de prevenir o infarto. O controle dos fatores de riscos e o estilo de vida saudável podem reduzir o risco em mais de 85%. 

As medidas de prevenção são: praticar atividades físicas regularmente, controlar o peso, o diabetes, os níveis de colesterol e triglicerídeos, ter uma alimentação balanceada, não fumar, evitar o excesso de sal e de bebidas alcoólicas, gerenciar o estresse, controlar a pressão arterial e dormir bem. 

Durante o check-up médico, além do exame clinico detalhado, a prevenção inclui teste de esforço, eletrocardiograma, ultrassom das carótidas e vertebrais, ecocardiograma e analises sanguíneas. Também são feitos exames de avaliação das artérias cerebrais para diagnostico precoce de lesões vasculares e ultrassonografia abdominal total com a intenção de descartar aneurisma da aorta abdominal, doenças pélvicas e do pâncreas, entre outras. 

Saúde é prevenção! 

https://vejario.abril.com.br/coluna/gilberto-ururahy/pesquisa-aponta-impacto-da-pandemia-nos-habitos-saudaveis/




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE