Por que o álcool atrapalha meu sono?

27.01.22


O Globo

 

Álcool em excesso provoca uma noite de sono irregular, explicam especialistas Foto: Editoria de Arte
Álcool em excesso provoca uma noite de sono irregular, explicam especialistas Foto: Editoria de Arte

Algumas taças de vinho ou algumas bebidas à noite provavelmente farão você adormecer mais rápido do que o normal. Quem de nós não deixou a louça para a manhã seguinte ou negligenciou uma rotina de cuidados com a pele depois de um jantar ou uma noite festiva?

Mas mesmo se você cair na terra dos sonhos, há uma boa chance de que álcool em excesso signifique uma noite irregular de sono. Isso ocorre porque o álcool interrompe o que é conhecido como arquitetura do sono, as fases normais do sono mais profundo e mais leve por que passamos todas as noites. Uma noite de bebedeira pode “fragmentar” ou interromper esses padrões, dizem os especialistas, e você pode acordar várias vezes enquanto quica nos estágios habituais do sono.

— Você paga por isso na segunda metade da noite — explica Jennifer Martin, psicóloga e professora de medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Segundo ela, o álcool é “inicialmente sedativo, mas, à medida que vai sendo metabolizado, é muito ativador”.

O caminho da bebida no nosso corpo

Ele se decompõe da seguinte forma: na primeira metade da noite, quando níveis bastante altos de bebida alcoólica ainda estão passando pela corrente sanguínea, você provavelmente dormirá profundamente e sem sonhos. Isso ocorre porque, no cérebro, o álcool atua no ácido gama-aminobutírico, ou GABA, um neurotransmissor que inibe os impulsos entre as células nervosas e tem um efeito calmante. O álcool também pode suprimir o movimento rápido dos olhos, ou sono REM, que é quando ocorre a maioria dos sonhos.

Mais tarde, à medida que os níveis de álcool caem, seu cérebro entra em ação. Você pode girar enquanto seu corpo sofre uma excitação de rebote.

— À medida que os níveis diminuem, você terá mais problemas com o sono fragmentado — disse R. Nisha Aurora, membro do conselho de administração da Academia Americana de Medicina do Sono.

Você provavelmente também terá sonhos mais vívidos ou estressantes e — já que o sono irregular significa que você está acordando com mais regularidade — é mais provável que você se lembre deles.

O álcool também é um diurético, uma substância que aumenta a produção de urina, o que significa que você pode acordar para ir ao banheiro.

— Você vai ter que fazer xixi com mais frequência. Quantidades moderadas de álcool, especialmente vinho e bebidas destiladas, têm um efeito diurético precoce, sobretudo em idosos — disse Bhanu Prakash Kolla, professor associado de psiquiatria e consultor do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo em Rochester, Minnesota.

Não está claro se a vontade de urinar o desperta ou se você está mais sintonizado com seu corpo na segunda metade da noite por estar dormindo de forma mais irregular.

Risco de associação com soníferos e melatonina

As pessoas também podem roncar mais depois de beber. O álcool é um relaxante muscular e relaxa os músculos das vias aéreas superiores, interrompendo a respiração normal. Beber pode ser especialmente perigoso para pessoas com apneia obstrutiva do sono, que acordam muitas vezes durante a noite quando suas vias aéreas entram em colapso momentaneamente.

Melatonina chega ao Brasil: O que é, para que serve e benefícios do hormônio do sono

A maioria dos especialistas concorda que beber vai atrapalhar seu sono, não importa sua idade ou sexo. E como o álcool deprime o sistema nervoso central, os especialistas alertam contra o uso associado a soníferos como Ambien, Tylenol PM, Benadryl ou até a suplementos como a melatonina.

— O álcool é um sedativo. Eu não usaria nenhum outro sedativo hipnótico, com prescrição ou não, quando estivesse bebendo álcool — alerta Ilene M. Rosen, especialista na medicina do sono e professora associada de medicina da Escola de Medicina Perelman, da Universidade da Pensilvânia.

Algumas pessoas bebem mais perto da hora de dormir para ajudá-las a cair no sono. Mas isso pode iniciar um ciclo perigoso de sono mais fragmentado, seguido por uma bebida mais pesada.

— Vejo muitas pessoas que se automedicam para insônia com álcool, o que definitivamente não é uma boa prática — explica Sabra Abbott, professora assistente de neurologia em medicina do sono na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern.

Beber continuamente à noite pode estabelecer padrões preocupantes que podem persistir mesmo depois que as pessoas param de beber, dizem ela e outros especialistas.

Para ajudar a avaliar como o álcool pode estar afetando seu sono, os especialistas recomendam um período de redefinição sem álcool, ou o que Martin chamou de “férias alcoólicas”, com duração de pelo menos duas semanas.

— Pode ser muito revelador observar o quanto o álcool afeta seu sono —, disse ela. Muitas pessoas que pensam que têm insônia, disse ela, podem estar bebendo demais ou muito perto da hora de dormir.

— Acontece que, se não bebem, dormem muito melhor — disse Martin, que também é porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono. Após a “pausa”, ela continuou, “as pessoas podem simplesmente tomar uma decisão mais informada sobre quanto — e com que frequência — consomem álcool”.

Especialistas também sugerem construir em uma zona tampão de pelo menos algumas horas entre beber e dormir. A bebida não é sua amiga.

— Provavelmente não há problema em tomar uma taça de vinho com o jantar quatro horas antes de dormir — disse Abbott. Ou talvez restrinja sua bebida ao happy hour ou ao prato de aperitivos.

O álcool também pode atrapalhar sua rotina matinal.

— As pessoas podem recorrer a estimulantes, como cafeína, beber café durante a tarde — disse Armeen Poor, médico pulmonar e de cuidados intensivos do Metropolitan Hospital Center em Nova York e professor assistente clínico de medicina no New York Medical College, que conclui: — E isso torna mais difícil adormecer à noite. E aí você precisará de mais desse sedativo, e então ficará neste ciclo.

https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/por-que-alcool-atrapalha-meu-sono-1-25368237




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE