Sozinha, ingestão de fritura aumenta risco de doenças cardíacas e derrame

19.01.21


Correio Braziliense

É amplamente sabido que a dieta ocidental não promove uma boa saúde cardiovascular, mas não está claro, exatamente, qual contribuição da fritura na elevação de riscos de doenças cardíacas graves e derrames. Para lançar alguma luz sobre isso, pesquisadores da Fundação de Pesquisa Natural e Médica da China analisaram bancos de dados de artigos científicos em busca de estudos relevantes publicados até abril de 2020. Eles constataram que, sozinha, a ingestão de alimentos fritos aumenta a probabilidade de doenças cardíacas graves e derrame. Além disso, segundo o artigo, publicado on-line na revista Heart, o risco de sofrer desses males aumenta a cada porção semanal adicional de 114g.

Os cientistas reuniram os dados de 17 artigos, envolvendo, no total, 754.873 participantes e 85.906 mortes por doença cardiovascular, com tempo médio de monitoramento de 9,5 anos. A análise mostrou que, em comparação com a categoria de consumo semanal mais baixo de alimentos fritos, o mais alto estava associado a um risco elevado de 28% de eventos cardiovasculares maiores (infarto e derrame); de 22% de doença coronariana; e de 37% de insuficiência cardíaca.

Essas associações se mantiveram mesmo quando reguladas características dos participantes. Além do mais, evidenciou-se uma ligação linear entre o consumo de alimentos fritos e os principais eventos cardiovasculares, doenças coronárias e insuficiência cardíaca. Esses riscos aumentaram substancialmente em 3%, 2% e 12%, respectivamente, em conjunto com cada porção semanal adicional de 114g.

Alimentos fritos aumentam a ingestão de energia devido ao seu conteúdo de gordura e geram ácidos graxos trans, prejudiciais, devido aos óleos vegetais hidrogenados frequentemente usados para cozinhá-los. A fritura também aumenta a produção de subprodutos químicos envolvidos na resposta inflamatória do corpo.

Além disso, iguarias, como frango frito e batatas fritas, geralmente, são ricas em sal e, muitas vezes, consumidas acompanhadas de bebidas adoçadas com açúcar, especialmente quando servidas em restaurantes fast food, dizem os autores do artigo.

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2021/01/4901142-sozinha-ingestao-de-fritura-aumenta-risco-de-doencas-cardiacas-e-derrame.html




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE