Uruguai é o primeiro país da América Latina a adotar embalagens padronizadas para produtos de tabaco

16.01.19


Tobacco Free Kids

Declaração das organizações Campaign for Tobacco-Free Kids e International Union Against Tuberculosis and Lung Disease (The Union)

WASHINGTON, EUA – O Uruguai se tornou o primeiro país da América Latina a exigir embalagens padronizadas para produtos de tabaco após o presidente do país sancionar, em 21 de dezembro de 2018, uma lei que determina a implementação da medida. Isso representa uma vitória importante para a saúde pública do Uruguai e pode servir de estímulo para que mais países da América Latina adotem essa política, que pode salvar muitas vidas.

A lei de embalagens padronizadas para produtos de tabaco determina que eles sejam vendidos em embalagens com um tom monótono de marrom e sem elementos de design, logotipos ou qualquer tipo de material promocional, que historicamente são usados pelas empresas de tabaco para atrair novos consumidores. A indústria terá um ano para se adequar à nova legislação.

O Uruguai se juntou a mais de doze países que já adotaram as embalagens padronizadas com o objetivo de diminuir as taxas de prevalência de fumo, sendo o primeiro na América Latina a fazer isso. Chile, Panamá, Equador e Brasil, que estão analisando leis relativas a embalagens de produtos de tabaco, devem seguir o exemplo do Uruguai e agir rapidamente para aprovar e implementar as embalagens padronizadas. Outras nações, que incluem a Austrália, o Reino Unido, a França, a Irlanda, a Nova Zelândia e a Noruega, já adotaram essa medida, que também está sendo considerada pelos governos de diversos outros países.

Com outras políticas eficazes de controle do tabaco, como leis de ambientes livres de fumo, advertências sanitárias, aumento de tributos para produtos de tabaco e proibição de publicidade, o Uruguai já havia conseguido reduzir em 65% a prevalência de tabagismo entre jovens e em 28% entre adultos. As embalagens padronizadas vão contribuir ainda mais para esse enorme avanço. Na Austrália, após a adoção das embalagens padronizadas e de outras políticas de controle do tabaco, a prevalência de fumo caiu na taxa mais rápida em mais de duas décadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos. Se medidas urgentes não forem tomadas, um bilhão de vidas serão perdidas para o fumo neste século.

Fonte: Tobacco Free Kids, 16/1/19

 




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE