INOVACT

 

 

Inspirar, mobilizar e conectar pessoas. Essa é a proposta do InovACT, projeto da ACT Promoção da Saúde criado para incentivar o uso de novas formas de atuação e de interação, inclusive novas tecnologias, em ações voltadas para a transformação social.

 


Financiamento de projetos

 

ATENÇÃO: Alterações no cronograma. Confira abaixo o edital retificado.

RETIFICAÇÃO Nº 01 DO EDITAL

Confira aqui o edital!


Atenção, organizações e instituições que atuam ou desejam atuar no controle do tabaco! 

Estão abertas as inscrições para financiamento de projetos voltados para produção de evidências, pesquisas, iniciativas de comunicação, monitoramento e avaliação nos seguintes temas prioritários: 

  • Política de preços e impostos de produtos de tabaco

  • Publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco 

  • Controle do tabaco, doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  • Fatores que influenciam na saúde, causando um forte impacto para toda a sociedade, conhecidos como "Determinantes comerciais da saúde” e a interferência da indústria do tabaco

  • Dispositivos eletrônicos para fumar: cigarros eletrônicos, tabaco aquecido e produtos emergentes

  • Impacto ambiental do tabaco 

  • Equidade racial e desigualdade social frente aos danos do tabagismo

  • Inovação intersetorial em controle do tabaco

Podem participar organizações do terceiro setor, institutos de pesquisa e instituições de ensino superior que tenham experiência com o tema. O item 4.9 do edital destaca a importância da instituição ter desenvolvido projetos voltados ao controle do tabaco por um ano, ao menos. No entanto, a exigência não implica um comprometimento contínuo ao longo do ano, mas uma atuação efetiva em algum momento durante esse período.

As inscrições vão até 21 de fevereiro (encerradas).

 

 

Inscreva-se aqui

Qualquer dúvida, envie uma mensagem para act@actbr.org.br.


 

Confira ações realizadas pelo InovACT

 

Cigarros eletrônicos: impactos e desafios da comunicação

Em abril de 2023, a ACT reuniu jovens e adultos para uma  oficina de ideias com o objetivo de desenvolverem soluções criativas que contribuam para a conscientização sobre riscos à saúde dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), como vapes, pods, cigarros eletrônicos, entre outros. 

Confira o site da ação.


 


 

Inovação para divulgar crimes na cadeia produtiva do açúcar

Em 2021, a ACT abriu uma seleção para a criação de uma experiência imersiva a partir de um relatório técnico sobre os impactos sociais e ambientais na cadeia produtiva do açúcar, matéria-prima fundamental para diversos ultraprocessados, como as bebidas açucaradas. 

O vencedor foi o Jogo Doce Bagaço, baseado em casos concretos relatados no livro-base, O sabor do Açúcar , em que o jogador precisa tomar uma série de decisões para expandir seus negócios na usina de cana-de-açúcar. Todo o jogo segue critérios de acessibilidade e foi produzido pela Neurônio Produtora e Camino Audiovisual. 

 
 

Clique aqui para acessar o edital

 




Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE