O lado oculto das bebidas açucaradas

07.01.21


IECS

“O lado oculto das bebidas açucaradas: doenças, mortes e custos à saúde" é uma pesquisa internacional realizada ao longo de 2020 com o objetivo de estimar as cargas de doenças atribuíveis ao consumo de bebidas açucaradas em países da América Latina. O estudo foi coordenado pelo Instituto de Efectividad Clinica y Sanitária (IECS), e contou com a participação de pesquisadores em saúde de universidades, centros de pesquisa e instituições públicas da Argentina (IECS), Brasil (ACT Promoção da Saúde), El Salvador ( Ministério da Saúde) e Trinidad e Tobago (Universidade das Índias Ocidentais).  Um projeto colaborativo, financiado pelo Centro de Desenvolvimento Internacional do Canadá (IDRC).

Os resultados foram obtidos por meio de um modelo matemático desenvolvido pelo grupo de pesquisa que permite estimar as probabilidades que as pessoas têm de apresentar excesso de peso, adoecer ou morrer por diabetes tipo 2 e diversas doenças devido ao consumo de bebidas açucaradas. Para a pesquisa no Brasil, foram utilizados dados nacionais da Pesquisa Nacional de Saúde, Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008 e 2018, Vigitel 2018, entre outras referências.

 

 

Clique aqui e faça o download da descrição do modelo de simulação da carga de doenças atribuíveis às bebidas açucaradas, em PDF.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE