O papel da tributação como propulsora da desnutrição, obesidade e mudanças climáticas no Brasil

08.08.22


ACT Promoção da Saúde

 

“O papel da tributação como propulsora da desnutrição, obesidade e mudanças climáticas no Brasil" - de autoria do economista Arnoldo de Campos, e da engenheira de alimentos Edna Carmélio, e realizado pela ACT Promoção da Saúde - avalia a carga tributária de alimentos saudáveis, ou seja, in natura e minimamente processados, em comparação a dos produtos ultraprocessados. A pesquisa mostra que o sistema tributário atual favorece o ultraprocessamento de alimentos, ao invés de privilegiar a produção e consumo de frutas, verduras, legumes e grãos.

Clique aqui para fazer o download

A pesquisa é parte da série "Por que a comida saudável está longe da mesa dos brasileiros"?, e vai servir de base para uma segunda publicação, na qual serão apresentadas propostas para desoneração de alimentos saudáveis e sustentáveis com vistas a contribuir com a redução dos preços e ampliação do acesso a esse tipo de alimento pela população, sobretudo a de mais baixa renda.




VOLTAR



Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE