23 de março de 2026
Cerca de 35% dos episódios de feminicídio no estado de São Paulo têm relação com o uso de bebidas alcoólicas. O percentual se destaca entre os resultados de estudo realizado pelo Instituto Sou da Paz com o apoio da ACT Promoção da Saúde. O dado se refere ao desfecho mais extremo, mas representa apenas a ponta do iceberg: quando se observa a violência doméstica registrada no dia a dia, o padrão de risco associado ao álcool também aparece de forma recorrente.