Alimentação Saudável

                                                                 

A ACT Alimentação Saudável é a área da ACT Promoção da Saúde focada em acompanhar, apoiar e promover políticas públicas que contribuam para a redução de doenças e mortes causadas pela alimentação inadequada.

Em outubro de 2016, a ACT,  em parceria com o Idec - Instituto de Defesa do Consumidor e outras organizações, participou da criação da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. O objetivo da Aliança é desenvolver e fortalecer ações coletivas que contribuam com a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada por meio do avanço em políticas públicas para a garantia da segurança alimentar e nutricional e da soberania alimentar no Brasil.

São várias questões que incidem nos maus hábitos alimentares da população brasileira. Os alimentos in natura e preparados em casa vêm sendo substituídos por bebidas e produtos alimentícios ultraprocessados. Tais produtos são fórmulas criadas a partir de substâncias extraídas dos alimentos (inclusive gorduras, amidos e açúcares). Dentre eles, inclui-se uma vasta gama de salgados de alto valor energético, cereais em flocos adoçados, bolos e biscoitos, bebidas açucaradas, fast food, produtos de origem animal reconstituídos e refeições prontas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer concluíram que estes produtos estão entre as causas principais de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.

A estratégia de estabelecer acordos voluntários com a indústria de alimentação e a reformulação voluntária dos alimentos processados, ainda que as partes cumpram o acordado, pode produzir efeitos negativos. A disseminação da mensagem equivocada de que estes alimentos são saudáveis e a diferenciação de preços entre eles, fazendo com que os produtos não reformulados, mais baratos, sejam consumidos na maioria das vezes pela população com menor poder aquisitivo, são exemplos dos efeitos negativos da estratégia adotada que devem ser considerados, bem como a contribuição potencial para aumentar as iniquidades na saúde.

A regulamentação da indústria de alimentos deve cobrir rotulagem, divulgação e publicidade de alimentos ultraprocessados.   

A produção e disponibilidade de alimentos saudáveis devem ser ampliadas e melhoradas por meio da adoção de políticas específicas e medidas para que as escolhas saudáveis sejam as mais fáceis, com o apoio de programas educativos.

 





Campanhas



Faça parte

REDE PROMOÇÃO DA SAÚDE

Um dos objetivos da ACT é consolidar uma rede formada por representantes da sociedade civil interessados em políticas públicas de promoção da saúde a fim de multiplicar a causa.


CADASTRE-SE