Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Estado vai dar remédio para quem quer deixar de fumar (10/8/2007)
Paula Johns

Fonte: http://www.bomdiariopreto.com.br/index.asp?jbd=1&id=53&mat=87797


Por 31 anos o cigarro fez parte da vida da aposentada Sandra Regina Requena, 46 anos. Ela só conseguiu deixar o vício depois de procurar atendimento médico.


“Procurei ajuda quando decidi que o cigarro não poderia me dominar. Estava desesperada”, diz.


Para ajudar pessoas como Sandra, a Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir remédios de graça contra o tabagismo e para pacientes com problemas pulmonares.


A distribuição dos medicamentos vai acontecer graças a acordo firmado entre o governo estadual e o Ministério Público.


A iniciativa partiu do Mistério Público depois de ficar constatado que doentes são tratados somente em estágios avançados da doença, quando precisam de internação.


De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, ainda não há data exata para que os medicamentos sejam disponibilizados à população.


Todos os meses, o Caps AD (Centro de Atenção Psico-social Álcool e Droga) de Rio Preto recebe cerca de 20 pessoas interessadas em parar de fumar.


Os pacientes passam por avaliações psicológicas, participam de grupos de apoio e, se preciso, são medicados após avaliação médica.


“Sem ajuda e força de vontade, ninguém consegue nada”, diz Sandra. “Tive de substituir o cigarro por cenoura e pêra, mas consegui parar.”


No ARE (Ambulatório Regional de Especialidades), cerca de 352 pessoas procuram todos os meses atendimento devido a problemas pulmonares.


De acordo com a Secretaria de Saúde de Rio Preto, existe uma lista de medicamentos que podem ser distribuídos de graça a pacientes e a fumantes interessados em parar de fumar.


Com a decisão da Secretaria de Estado de Saúde, a expectativa é que a lista de medicamentos disponíveis aumente e mais pessoas possam ser atendidas.


_____


20 pessoas por mês procuram atendimento no Caps para deixar de fumar


352 pessoas com problemas respiratórios são atendidas por mês no Ambulatório de Regional de Especialidades


_________________

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2