Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Fórum Tabagismo – Responsabilidade Política e Social (1/12/2008)
Comunicação ACT

A Escola Médica de Pós Graduação da PUC-Rio e o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) do IDT/HUCFF da UFRJ, com o apoio da Academia Nacional de Medicina convidam para o Fórum Tabagismo – Responsabilidade Política e Social. O evento acontecerá no Auditório da Academia Nacional de Medicina, situado na Av. General Justo, 365/9° andar – Centro, Rio de Janeiro, de 8h00 às 17h30, no dia 8 de dezembro de 2008.

 

As inscrições são GRATUITAS e podem ser feitas diretamente na página do evento, bastando preencher uma ficha on line com os dados pessoais, o endereço eletrônico é: www.jz.com.br/forum (clique no link inscrições, no lado esquerdo).

 

A PUC-Rio e o NETT- UFRJ entendem que as políticas de controle do tabaco em nosso país transcendem a área econômica e a da saúde, envolvendo interesses difusos e contraditórios, que precisam ser discutidos à luz das evidências científicas que colocam o fumo do tabaco como o grande vilão de nosso século.

 

As estratégias para tratar do controle do tabaco devem focar a questão do tabagismo, ativo ou passivo, como problema de saúde pública, pois é a principal causa de morte e adoecimento no mundo contemporâneo. No Brasil, 24 vidas são ceifadas prematuramente, a cada hora, em decorrência de doenças relacionadas ao consumo de tabaco, tais como o infarto do miocárdio, câncer de pulmão, acidente vascular cerebral, enfisema pulmonar etc., o que corresponde a 200 mil óbitos a cada ano. Não bastasse esse trágico quadro, pesquisas recentes do INCA demonstram que sete pessoas morrem a cada dia em decorrência do tabagismo passivo, considerando apenas adultos maiores de 35 anos e ao nível domiciliar.

 

Para reverter esta situação epidêmica da epidemia do tabagismo, esforços deverão ser efetuados para implementar os artigos da Convenção Quadro de Controle do Tabaco, tratado mundial de saúde pública que foi assinado e ratificado pelo Brasil.

 

Entre esses esforços destacam-se três políticas que precisam ser legisladas e regulamentadas, a de proteção à saúde das pessoas que não fumam (Ambientes Livres de Tabaco); a prevenção à iniciação ao consumo de tabaco pelos jovens e a oferta de tratamento para as vítimas do tabaco que já é oferecida no SUS e que precisa ser ampliada com a cobertura pelos planos / seguros de saúde.

 

 

O Fórum se propõe a promover a discussão de temas tão abrangentes quanto necessários, de forma qualificada, por expertos nacionais, certamente trará uma grande contribuição para as demandas da sociedade no que tange as medidas de controle do tabaco no Brasil.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2