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ESTILISTAS BRASILIENSES QUEREM VER O CIGARRO BEM LONGE (13/3/2009)
SEGS Portal Nacional

http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=24213&Itemid=1

Designers abraçam a campanha "Sem Tabaco, 100% Fashion", capitaneada pelo Centro de Câncer de Brasília e apadrinhada por grandes nomes da moda, como Walter Rodrigues.


Lançada em 2003, a campanha "Sem Tabaco, 100% Fashion" atinge sua sétima edição. O movimento anti-tabagista é patrocinado pelo Centro de Câncer de Brasília (Cettro), um dos maiores serviços de assistência oncológica do Centro-Oeste. Há seis anos, os médicos apostaram na moda como veículo de comunicação para atingir crianças e jovens. "A idéia é fazer com que eles jamais experimentem cigarro", comenta Dr. Murilo Buso, diretor do Centro.

Depois de contar com o apoio de Walter Rodrigues, Luiza Marcier, Kumiko Watari e outros nomes de destaque na moda, a campanha vai apostar em uma marca brasiliense. Durante a pocket edition do Capital Fashion Week - a terceira maior semana de moda do País - o público poderá conferir seis propostas criadas por grifes locais (veja detalhes abaixo). E mais: poderá indicar a preferida. "A mais votada ganhará produção em escala e será lançada no Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio", antecipa Dr. Murilo. Como habitualmente, o Cettro custeará a produção e reverterá 100% do valor arrecadado a uma entidade de reconhecida atuação social. Edições anteriores já beneficiaram a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Instituto de Apoio ao Portador de Câncer IAPC), entre outros.

A instalação com as T-shirts, montada pela equipe da AthenaPromo, pode ser conferida até sábado - 14 de março, no Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. O concurso continua na internet, até o dia 30 de abril. Para votar, basta acessar o site www.cettro.com.br.

Conheça as marcas que aceitaram o desafio:

2 Tempos

A marca criou uma T-shirt ecologicamente correta: a malha cinza é produzida a partir de fibras de bambu. Costurada a mão, a partir da técnica de Mulagem, traz detalhes em preto e branco. A estilista Wos Rodrigues assina a peça, sob coordenação de Cristiane Moura.

Bem Me Quero

Diante do tema e da preparação para o CFW, a marca aproveitou folhas em tecido verde de outras peças da coleção como referência ao fumo, para ornamentar a camiseta preta de mangas bufantes. As estilistas do grupo Maria Brejeiras se valeram do preto para chamar atenção sobre a importância da campanha.

Jukaf

Um manifesto contra a poluição foi o ponto de partida dos designers da marca que utilizaram um tecido exclusivo da coleção de inverno 2009 para compor a peça. A estampa em tons de cinza remete a fumaça e foi aplicada na gola da T-shirt preta.

Se Essa Roupa Fosse Minha

Seguindo a linha romântica, característica da marca, as estilistas Priscila Bosquê e Romilda Gomes apostaram em um desenho estilizado. Elas utilizaram malha preta com nervuras e aplicações em tecido branco com referência a bolhas de sabão. "A idéia era passar de forma lúdica e suave que o fumo não está com nada", explica Priscila.

Summershop

A equipe de criação da Summershop apostou no fator tempo e trouxe uma camiseta em malha ecológica, produzida com fibras de bambu, e impressão lilás e rosa. A frase Quanto tempo ainda você perderá fumando? aparece na frente da peça. "A questão é saber até quando as pessoas vão desperdiçar tempo e saúde fumando", questiona Breno Abreu, um dos estilistas. A equipe, coordenada por Cristina Japiassu, conta ainda com Thaís Maria e Paula Lima.[14]
Renata Janiques

Oriunda da alta costura, a estilista fez dobradinha com o designer gráfico Pedro Henrique Garcia para criar sua contribuição. Destaque para a modelagem que foge totalmente do padrão camiseta e para íone que estampa a frente: o cigarro-bomba.
 

 
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