Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Fumaça de cigarro é mais prejudicial do que se sabia (9/2/2010)
Jornal Nacional

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1483928-10406,00-FUMACA+DE+CIGARRO+E+MAIS+PREJUDICIAL+DO+QUE+SE+SABIA.html

A reportagem  pode ser assistida no link acima:

O cigarro deixa no ar uma nicotina residual, que dura meses em paredes, móveis e utensílios. Um perigo para as crianças que brincam no chão e têm mais risco de entrar em contato com esses resíduos.

Nos Estados Unidos, cientistas anunciaram que os males provocados pela fumaça do cigarro são ainda mais prejudiciais à saúde do que se sabia.

Que respirar a fumaça do cigarro alheio faz mal à saúde todo mundo já sabe. O que a ciência descobriu agora é que o fumante passivo não é só aquele que está do lado de quem fuma.

É aquele que andou pelo mesmo elevador, que passou pela mesma sala. É quem pisou em um carpete, encostou em uma cortina, tocou em um móvel, enfim, em todo canto por onde alguém tenha fumado um cigarro.

A pesquisa foi publicada pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos. E, de acordo com os cientistas, o cigarro deixa no ar uma nicotina residual. Ela dura meses impregnada em paredes, móveis e utensílios. Um perigo, sobretudo, para as crianças que brincam mais no chão e, portanto, têm mais risco de entrar em contato com esses resíduos tóxicos.

Os cientistas puseram cigarros para queimar e constataram que os resíduos da fumaça provocam uma reação química. O ácido nitroso, que está no ar vindo, por exemplo, da queima de gás de cozinha, de aquecedores, ou do escapamento de carros e caminhões, quando entra em contato com a nicotina gera um tipo de nitrosamina, um composto químico que provoca câncer.

Segundos os pesquisadores, fumar do lado de fora ou num quarto ventilado não faz muita diferença, já que a nicotina se prende à roupa e à pele do fumante.

Portanto, aquele que absorve essa substância química sem perceber, é, sem saber, um fumante de terceiro grau.

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2