Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Ações marcam o Dia Mundial Sem Tabaco em Volta Redonda (31/5/2010)
Diário do Vale

http://www.diariodovale.com.br/noticias/15,22263,A%E7%F5es-marcam-o-Dia-Mundial-Sem-Tabaco-em-Volta-Redonda.html

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR) promove várias ações educativas que vão marcar hoje (31), o Dia Mundial Sem Tabaco no município. Este ano o tema principal é: "Mulher, você merece algo melhor que o cigarro". A primeira atividade acontece das 12h às 18h no Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, com panfletagem visando os esclarecimentos devidos da população quanto aos malefícios causados pelo tabaco e os tratamentos disponibilizados pela rede pública de saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

As palestras vão acontecer, às 14h30 no salão de Festa da Loja Capobianco - Avenida Um, nº 139, para a comunidade do bairro Jardim Belvedere; e às 15h, no Gaia - na Vila Santa Cecília, para familiares e adolescentes da entidade.

- O nosso objetivo é alertar a população sobre os malefícios do tabaco, com ênfase no tabagismo feminino, visando chamar a atenção para os efeitos nocivos do tabaco em relação às mulheres e meninas - informou a coordenadora do Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Riscos da SMS/VR, a médica Ana Lúcia Quaresma. Segundo ela, o controle da epidemia do tabaco entre as mulheres é uma parte importante de qualquer estratégia global na promoção da saúde.

"Na atualidade as mulheres representam cerca de 20% dos fumantes no mundo, o que equivale a mais de um bilhão de pessoas", acrescentou a coordenadora.

De acordo com Ana Lúcia, o novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), "Mulheres e saúde: evidência de hoje, a agenda de amanhã", aponta para indícios de que o foco da publicidade do tabaco é cada vez mais voltado para as meninas.

- Os dados de 151 países mostram que cerca de 7% das adolescentes meninas e de 12% dos adolescentes meninos fumam cigarros. Em alguns países, há a mesma proporção de fumantes entre os adolescentes meninos e meninas - revelou a médica, enfatizando que a proteção e promoção à saúde das mulheres são de extrema relevância para a manutenção da qualidade de vida não só dos cidadãos de hoje, mas também das gerações futuras.

Programa

Além de campanhas de conscientização, o Programa de Controle ao Tabagismo e Outros Fatores de Riscos da SMS/VR realiza todas às quartas e quintas-feiras, às 10h30; e às sextas-feiras, às 16h, atendimento às pessoas que desejam parar de fumar. O serviço é oferecido no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPs ad), localizado na Rua Jaime Pantaleão de Moraes, nº 99, no bairro Aterrado. Nestes atendimentos são oferecidos palestras, terapia comportamental e acompanhamento medicamentoso, se necessário, após avaliação clínica. O grupo, que é aberto à comunidade, atualmente conta com 60 participantes.

Outros grupos de atendimento à comunidade também estão funcionando na Policlínica da Melhor Idade, às segundas-feiras, às 14h; e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Três Poços, às 15h. A proposta da secretaria de Saúde é implantar, futuramente, na Policlínica da Cidadania - no Estádio Raulino de Oliveira, um grupo voltado ao atendimento das pessoas que querem parar de fumar. Para os funcionários da rede pública de saúde há ainda grupos específicos no Hospital Municipal Munir Rafful (HMR), no Hospital São João Batista (HSJB), no prédio da SMS/VR e no auditório da prefeitura de Volta Redonda.

"O trabalho desenvolvido pelo Programa visa sensibilizar as pessoas para a necessidade da troca do hábito de fumar por práticas mais saudáveis", disse Ana Lúcia Quaresma, ressaltando que atualmente morrem 23 pessoas por hora no Brasil vítimas do tabagismo ativo e sete por dia vítimas do tabagismo passivo.

A programação da semana do Dia Mundial de Combate ao Tabagismo continua no próximo dia 11, às 16h, com a realização de uma confraternização entre os grupos terapêuticos do Caps-AD, com premiação para as pessoas que pararam de fumar. O evento vai acontecer na sede do Caps-AD.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2