Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Médicos pneumologistas recolhem bitucas de cigarro na Avenida Paulista para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo (20/8/2010)
Portal Inteligemcia

http://www.inteligemcia.com.br/2010/08/20/medicos-pneumologistas-recolhem-bitucas-de-cigarro-na-avenida-paulista-para-lembrar-o-dia-nacional-de-combate-ao-fumo/

20 de agosto de 2010
Comments (0)
Ação será no entorno do Conjunto Nacional, onde serão feitos também exames gratuitos para a população

A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) realiza mutirão em 26 de agosto de 2010 para recolher bitucas de cigarro no entorno do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, das 8h às 16h. Durante todo o dia, médicos pneumologistas também prestarão esclarecimentos aos cidadãos sobre os malefícios do tabagismo. O intuito, além de orientar pacientes, é marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Aliás, a iniciativa tem um slogan bem sugestivo: “Vamos varrer essa doença. Parar de fumar? O médico pode ajudar. Procure um pneumologista”.

Exames gratuitos
Haverá exames de espirometria, para avaliar a capacidade respiratória; teste de dependência de nicotina, podendo resultar em leve, moderado e grave. O grau de dependência orienta o médico quanto ao tipo de tratamento necessário. Será feita também a dosagem de monóxido de carbono no ar expirado.

Além disso, será realizado cálculo de quanto cada fumante gasta na compra de cigarros por dia, mês e ano, e ao longo da vida. Os interessados saberão ainda o valor que lucrariam se tivessem, por exemplo, investido tal dinheiro em aplicações financeiras diversas.
Segundo a presidente da SPPT, dra. Jaquelina Ota, todas essas análises são ferramentas para mostrar ao fumante os inúmeros males que podem ser causados pelo cigarro, um dos principais agentes de morte evitável no mundo. Atualmente 5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao tabagismo. Caso medidas adicionais não sejam tomadas, em 2030, teremos 8 milhões de mortes ao ano, que seriam evitadas com a cessação do tabagismo.
“Muitas pessoas acham que para parar de fumar, basta força de vontade. Na verdade, o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma doença, mas felizmente pode ser tratado. Uma de nossas metas é mostrar aos fumantes a importância de procurar de um médico que o ajude a largar esta dependência química”.

O mutirão é apenas uma das iniciativas da SPPT para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado oficialmente em 29 de agosto. O calendário da entidade ainda conta com outras ações, como um piloto de concurso de desenho relacionado aos males do cigarro, que será realizado em Santos com crianças de 10 a 14 anos; e com curso de tabagismo, que visa a treinar e auxiliar médicos pneumologistas no tratamento de fumantes.


SPPT | Mutirão de coleta de bitucas
Data: 26 de agosto de 2010
Horário: das 8h às 16h
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073
Informações: 0800 171618
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2