Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Dia Nacional de Combate ao Fumo terá programação especial no DF (26/8/2010)
Correio Braziliense

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto, terá uma programação especial em Brasília. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) programou para este domingo (29/8) um evento no Parque da Cidade, das 8h às 13h, para orientar a população quanto ao tema, principalmente, sobre o enfoque na saúde da mulher.

As atividades começaram nesta quinta-feira (26/8), quando cerca de 350 estudantes foram orientados sobre os riscos do tabagismo. A palestra foi ministrada pelo coordenador do Programa de Controle de Fatores de Risco de Câncer e Tabagismo da Secretaria de Saúde do DF, Celson Rodrigues. De acordo com ele, além do evento de domingo, empresas, unidades de saúde e escolas terão atividades e palestras na sexta-feira (27/8) voltadas para o debate do tema.

Em relação ao enfoque na saúde da mulher, Celson Rodrigues explica que há vários estudos nesse sentido que apontam que as mulheres tem maior facilidade em adotar o vício, no entanto, mais dificuldade em largar. "Por questões hormonais, elas têm mais necessidade da nicotina e, com isso, vão ter mais dificuldade de parar. A indústria do cigarro já sabia disso há muito tempo e por isso usa a figura da mulher nas propagandas. Além de ser um chamativo também para os homens", destaca.

Celson aponta ainda os problemas que o vicío do tabaco pode causar as mulheres. "Quando a mulher começa a fumar na adolescência, ela tem 20% de chances de ter um câncer. E o vício mexe muito com a vaidade, por causa das rugas precoces e osteoporose, além de problemas cardíacos e de hipertensão", afirma.

Celson Rodrigues avisa ainda que os cigarros com sabores e narguilés têm a mesma substância e, por isso, são prejudiciais da mesma forma, ou até piores. "Uma puxada do narguilé equivale ao trago de dez cigarros", afirma.

Manifesto
Na próxima quarta-feira (1º/9), haverá uma manifestação na Esplanada dos Ministérios com o objetivo de pressionar os parlamentares a aprovarem o Projeto de Lei nº 315/08, que propõe a modificação do artigo 2 e garante a proibição de fumódromos em locais fechados. "Tem a finalidade de fazer uma chamada para as autorizadas para preconizar ambientes 100% livre de cigarros", finaliza Celson.
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2