Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Argentina promulga lei que proíbe fumo em espaços públicos (14/6/2011)
Veja on line

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/argentina-promulga-lei-antifumo

Lei antifumo também veta publicidade de empresas produtoras de tabaco e obriga a inclusão de mensagens de alerta nos maços de cigarro


A presidente argentina, Cristina Kirchner, promulgou nesta segunda-feira uma lei que proíbe o fumo em ambientes públicos e veta a publicidade de cigarros em "todo tipo de atividade ou evento".

Kirchner disse que a lei procura, sobretudo, preservar a saúde na Argentina, onde 30% da população adulta fuma e a cada dia cerca de 110 pessoas morrem por causa do tabagismo.

A lei determina a proibição de fumar em ambientes públicos e locais de trabalho, impede a publicidade e patrocínio de atividades de empresas tabagistas para promover suas marcas, além de obrigar os fabricantes a incluir mensagens nos maços de cigarros que alertem sobre os efeitos nocivos para a saúde.

Por outro lado, continuará sendo permitido fumar em pátios, terraços e balcões, a menos que estes espaços pertençam a hospitais e escolas.

Cristina se identificou como uma "convertida", visto que durante "muitíssimos anos" fumou dois maços de cigarros por dia, e revelou que seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, chegou a fumar quatro maços diários.

"Parei de fumar em 31 de dezembro de 1988 à meia-noite. Nesse mesmo dia fumei um atrás do outro e depois que apaguei meu último cigarro, nunca mais voltei a fumar. Quatro anos mais tarde ele (Kirchner), que vivia envolvido em uma nuvem de fumaça e com os dedos amarelos, deixou de fumar", contou. A presidente disse que fica incomodada que fumem ao seu redor e tenta convencer seus dois filhos a pararem de fumar.

Por outro lado, a governante ressaltou que a lei não vai afetar financeiramente as províncias produtoras de tabaco, pois, argumentou, a maior parte da produção argentina é exportada.

Segundo um estudo da Sociedade do Câncer dos Estados Unidos, a Argentina está na terceira colocação do ranking de consumo per capita de tabaco nas Américas.
(com Agência EFE)

 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2