Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Doenças não transmissíveis serão tema em reunião das Nações Unidas (22/6/2011)
Bom Dia Brasil

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/06/doencas-nao-transmissiveis-serao-tema-em-reuniao-das-nacoes-unidas.html

Doenças não transmissíveis serão tema em reunião das Nações Unidas


De cada 100 mortes que acontecem no mundo, 63 são causadas por doenças que não podem ser passadas de uma pessoa para outra.
O perigo nem sempre está nas ruas. Muitas vezes, o problema é a atitude, a falta de cuidado com a gente mesmo. Quem não tem medo das doenças que pegamos de quem já está doente, por algum vírus ou bactéria que invade o corpo e derruba as nossas defesas? Pois saiba que não são essas as doenças que mais matam. De cada 100 mortes que acontecem no mundo, 63 são causadas por doenças que não podem ser passadas de uma pessoa para outra: câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.

O assunto é tão sério que já é considerado pela Organização das Nações Unidas como uma "epidemia global". O comentarista de saúde da Rede Globo, Luis Fernando Corrêa, foi convidado para participar dos debates nas Nações Unidas. Ele lembra que é um problema típico dos países mais pobres, onde acontecem 80% das mortes causadas por essas doenças.

“Não é doença de rico, pois está ligado basicamente a quatro fatores: tabagismo, falta de exercício, comida errada e obesidade, que é uma consequência disso”, disse o comentarista.

Representantes de entidades brasileiras de combate ao câncer entregaram uma carta à representação brasileira na ONU onde pedem, entre outras coisas, que o governo aumente os impostos sobre o cigarro.

“Haverá menos jovens fumando e esse dinheiro dos impostos será investido na saúde”, afirmou uma mulher.

Encontros como esse estão acontecendo em várias partes do mundo, como uma preparação para uma reunião de cúpula que vai acontecer em Nova York, durante a Assembleia Geral que acontece em setembro. Na reunião, líderes de todo o mundo vão decidir como vão enfrentar o problema das doenças não transmissíveis.
 

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2