Agenda
Artigos
Boletim
Campanhas
Enquetes
Notícias
Press Releases

 

 
 

 
Principal > Comunicação > Notícias

notícias

Nova Zelândia quer retirar logo das empresas dos maços de cigarro (19/2/2013)
Tobacco Control Policy - tradução ACT

A Nova Zelândia anunciou nesta terça-feira, dia 19, planos de obrigar as empresas a retirarem seus logotipos dos maços de cigarros. Segundo a representante do Ministério da Saúde do país, Tariana Turia, a intenção é remover "o último vestígio de glamour destes produtos mortais".

 

A nova determinação segue um decreto australiano, que entrou em vigor em dezembro do ano passado, e substituiu os logos por avisos, como o que informa sobre o aumento da incidência de câncer para os consumidores do produto, mas que ainda pode ser revisto. Companhias de tabaco entraram com um recurso na Suprema Corte do país para anular a medida. Apesar do recurso ter sido indeferido, a Organização Mundial do Comércio (OMC) concordou em analisar as reclamações.

 

O governo neozelandês afirmou que, para minimizar possíveis complicações, vai esperar pelo resultado na Austrália. Nações como Ucrânia, Zimbábue, Honduras, República Dominicana, Nicarágua e Indonésia argumentam que os governos deveriam adotar políticas de saúde sem necessariamente restringir o comércio internacional e sem anular os direitos de propriedade intelectual. Já Nova Zelândia, Noruega e Uruguai apóiam a Austrália na OMC.

 

Reconhecidamente rigorosa em sua política de combate ao tabagismo, a Nova Zelândia já conta com leis que, por exemplo, obrigam vendedores a esconder maços de cigarros atrás do balcão. Além disso, impostos sobre o produto têm tarifa diferenciada no país.

 
ACT | Aliança de Controle do Tabagismo
Rua Batataes, 602, cj 31, CEP 01423-010, São Paulo, SP | Tel/fax 11 3284-7778, 2548-5979
Av. N. Sa. Copacabana, 330/404, CEP 22020-001, Rio de Janeiro, RJ | Tel/fax 21 2255-0520, 2255-0630
actbr.org.br | act@actbr.org.br
FW2